Blogs: Ditadura Iniciada Pelo Google

Se você quiser que seu site se posicione bem no Google e outros mecanismos de busca, ao lado de várias ações, tem de inserir um blog nele. Esta é uma prática que se iniciou com o Google, mas que tem valor duvidoso para os internautas . Eu navego por muitos blogs, independentes ou acoplados em pastas ou diretório de sites, e não alcanço a importância que o Google começou a dar a eles senão a do seu interesse comercial.

A imensa maioria dos blogs não têm tráfego ou o têm limitado a uma “ comunidade ” de dois ou três indivíduos que, na maioria das vezes, atuam inflando os egos reciprocamente. O pouco ou nenhum tráfego é conseqüência da falta de conteúdo. Os poucos blogs que apresentam conteúdo significativo parecem mais um site tradicional.

Mas e a interatividade propiciada pelos blogs? – indagarão alguns . Não é preciso blog para haver interatividade na Internet. Os fóruns são muito mais autênticos neste sentido. No blog eu posso filtrar as mensagens ou comentários, e só publicar o que me interessa.

Mas e as notícias que eles veiculam? Elas podem ser veiculadas da mesma forma nos sites tradicionais, como ocorri antes dos blogs.

Mas e a rapidez da publicação? Uma página normal de um site pode ser publicada tão ou mais rápida do que uma página de blog. Na minha experiência com o Blogger, coincidentemente do Google, demoro mais a publicar uma página do que em meus sites . Isto para não falar nas limitações em termos de edição, uma característica dos blogs.

Mas e o preço? O blog é gratuito, dirão outros. Sim, é gratuito, mas é limitado em termos da capacidade de armazenamento de dados e da quantidade de dados que podem ser transferidos. Limitação por limitação, há muitas hospedagens gratuitas de sites que oferecem mais flexibilidade de edição do que as mantenedoras de blogs.

As vantagens que eu via antes nos blogs já não vejo mais .

Interesse Fomentado pelo Google – O interesse do Google neste ramo foi gerado por sua avidez em conquistar mercado. Esta empresa age como se tivesse que alcançar o último usuário online. Ninguém pode ficar de fora, já que todos são potencialmente capazes de aumentar seus lucros. Se eu fosse psicanalista, e ainda, ortodoxo, diria que o Google não passou da fase anal.

Quando o Google entrou neste segmento, aumentou um milhão de URLs no seu banco de dados, um número expressivo na época . E desde então, veio cuidando para que o segmento não sofresse deterioração e atrapalhasse seus negócios. Por exemplo, como muitos donos de sites passaram a colocar suas URLs em pseudo-comentários nos blogs para, com isto, aumentarem seu rank, o Google iniciou um movimento que envolveu o Yahoo e MSN no sentido de descartarem essas URLs de seus bancos de dados.

Temos de admitir que o Google tem sido competente nesta tarefa de dar importância aos blogs. E a inclusão deles no seu algoritmo fez com que todas as pessoas que entendem de otimização, os incluíssem nos sites. Algo semelhante está acontecendo com RSS e Atom. Mas a verdade é que eles pouco acrescentam à experiência dos internautas, em termos de aquisição de informação valiosa. Por outro lado, aumentam a capilaridade dos mecanismos de busca para espalhar anúncios.

Querendo ou não querendo, gostando ou não gostando, todos temos de incluir blogs nos sites. Ainda que estejamos enchendo lingüiça e empobrecendo a Internet. É a ditadura que começou com o Google.

03-01-2012 – Por problema no meu capcha, vou acrescentar aqui o que deveria colocar em comentários.

Devo fazer uma observação sobre o conteúdo deste post.

Em 2011, segundo alguns para atender interesses no AdSense, o Google redirecionou por inciativa sua e sem aviso, os blogs hospedados no blogger.com e em sites, para subdomínios do blogspot.com, o meu inclusive. Esses blogs respondiam por 5,2% do total das hospedagens no blogger.com. À primeira vista isso poderia ser uma negação do que postei.

Mas se essa medida visou o aumento no faturamento no AdSense, posso supor que a mudança de rumo foi consequência de estratégia comercial, e as premissas do post continuam válidas, exceto aquela de que é necessário você colocar um blog no seu site para melhorar o posicionamento.

Esta entrada foi publicada em otimizacao. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Blogs: Ditadura Iniciada Pelo Google

  1. rsn disse:

    Oi, entendo o que vc. quer explicar. Para buscar na net – vc. ainda está usando Google? Caso sim, vc. aumentar e afirmar a ditatura.Na verdade é dificil evitar Google.Ele simplesmente presta o mais efetivo mecanismo de busca – sem duvida. Além disso: não concordo que a compra de blogger.com fez o Google preocupado para evitar perdas. Acho que ele comprava blogger.com por que previu a onda de “social networking” e blogger é parte dessa. Mais principalmente eu concordo com seu mau sentimento sobre a dominância de um jogador tal grande. Ao fim esta dominância pode se tornar numa coisa perigrosa como a dominância de “o Globo” no Brasil….Abraço (tenho simpatia)Wolfgang< HREF="http://www.webstrategia.com.br" REL="nofollow">“quanto marketing na internet”<>

  2. Pingback: Minhas Desconfianças com o Canonical Link | Otimização de Sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro × 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>