MSN: A Caminho de Inovar em Anúncios e Palavras-chave - Novidades da MSN-Bing

27/Fevereiro/2007 - MSN efetua testes com ferramenta inovadora

A Microsoft, por meio da MSN, vem testando com alguns anunciantes da internet americana, desde outubro, uma ferramenta que, aparentemente, inova no campo de anúncios pela rede. Em janeiro essa ferramenta foi apresentada a algumas centenas de anunciantes e, embora ainda não acabada e só disponível em inglês, já exibe algumas habilidades que o leitor certamente gostará de conhecer.

Para maior clareza, vamos examiná-la acompanhando o site do Laboratório de Anúncios do MSN. Inicialmente explore esta home - clique nos ícones que rodam no centro da tela; eles o conduzirão a diversas informações (algumas compreensíveis e outras ainda com pouco sentido para você). Será um passeio interessante. Da home vamos para a área de Research Demo e, nela, vamos explorar primeiro o diretório de nome Intelligence. Nele vamos clicar em Detecting Online Commercial Intention. Uma seta à esquerda indica um menu oculto e que pode ser visualizado quando se clica na seta.

Detectando Online a Intenção Comercial – Nesta página pretende-se saber se o visitante tensiona comprar, vender ou fazer qualquer outro tipo de transação quando ele digita uma dada URL ou uma dada palavra ou frase. A pesquisa é classificada em uma escala de 0 a 1. Acima de 0,5 é altamente provável que ele esteja com intenção comercial. Se for abaixo, provavelmente ele está em busca de informação. Faça um teste.

1. Colocque http://www.msn.com (escolhi o próprio, para teste) e marque o círculo Webpageurl. Dê enter.

A informação que aparece abaixo, é de que se trata de uma página não comercial. Em seguida dá as probabilidades de cada Intenção Comercial Online:
-- Não-comercial: 0,57716 ou 57,716% de chance.
-- Comercial-Informativa: 0,29271 ou 29,271%.
-- Transação Comercial: 0,13013 ou 13,013%

Em outras palavras, 57,716% de quem digita www.msn.com tem interesse não-comercial e 13,013% term interesse em alguma transação comercial.

2. Coloque 'car radio' (sem aspas) na área de busca e marque o círculo de Query. O resultado é que se trata de uma busca comercial e que a probabilidade disto é 0,76254%, ou seja, 76,254 das pessoas que buscam por 'car radio' têm intenção comercial.

Você pode efetuar várias buscas para ver como funciona a ferramenta. Infelizmente ela não está disponível em português; por isto, suas buscas devem ser na língua inglesa. Qualquer busca em português mostra resultados muito distorcidos.

Predição Demográfica – Ainda no diretório Intelligence, vamos explorar a página de Predição Demográfica (Demographics Prediction). A pesquisa do URL de um site de minha autoria, www.social-anxiety-shyness-info.com, prevê um maior número de mulheres interessadas no site do que de homens, e ainda, que cerca de 66% das pessoas interessadas nele têm até 35 anos de idade. Tais resultados são bastante condizentes com minhas expectativas.

A previsão demográfica é feita com base em informações acumuladas pelo MSN durante um mês.

Pausa para a Reflexão – Você pode, ainda, parar aqui, e pensar. Esta ferramenta é capaz de dar informações muito preciosas. Você poderá se indagar: Será que naquele anúncio que estou fazendo, as palavras-chave que usei são as mais adequadas para atingir o público que quero? Se você só edita sites em português, é possível que a resposta só venha dentro de uns dois ou três anos à frente. Se os edita em inglês, pode ter uma resposta bem aproximada da realidade agora. E o site que você está rodando? As palavras-chave que você usou são as mais adequadas para seus objetivos? O que você pretende com ele? Vender? Informar? Fazer um meio-campo? E o site que você vai construir, o que colocar nele? Qual será seu público-alvo? Pense nos desdobramentos e conseqüências das respostas a estas perguntas.

Anúncio Contextual – No diretório Contextual Advertising (Anúncio Contextual), que tem cinco páginas, sendo que duas ainda estão sendo editadas, vamos clicar em Keyword Categorization (Categorização da Palavra-chave - que classifica as palavras em categorias e o grau de confiança que uma categoria se relaciona com a palavra-chave) e continuar explorando a frase 'car radio'. Em certas circunstâncias somos obrigados, ou é de nossa conveniência, estipular a categoria em que se insere o site ou página. Neste caso, a categoria que dá um grau de confiança mais alto para 'car radio' é Shopping/Automotive, com 30,6%. Por outro lado, 'car rental' (aluguel de carro) aparece com 85% na categoria Travel/Transportation.

Afunilando as Buscas – Uma vez que o mais comum em uma busca é o usuário partir de uma palavra mais geral para chegar no particular, isto pode ser previsto no diretório Paid Search, na página Search Funnels. Clicando no link você cai na página Search Funnels.

Vamos dizer que estou interessado em alugar um carro, mas não sei exatamente como pesquisar. Escrevo car no boxe e marco 20 (no lugar dos 5 sugeridos por default), que corresponde aos vinte maiores resultados. Então vejo, na árvore de resultados que se abre em baixo, que nada está relacionado a aluguél. Reformulo a busca e peço 50 resultados. Entre eles encontro carrental, que corresponde ao que quero. Então eu clico no boxe de carrental, e abre-se a possibilidade de outra pesquisa relacionada. Aí eu deixo para você, leitor(a), conduzir o restante da pesquisa.

Estes informes estão salteados, mas, observando bem o menu, você vê que cada diretório (pasta) tem sub-diretórios (sub-pastas), que conduzem a arquivos que podem ser páginas ou sub-sub-diretórios, e assim por diante.

Você concorda que estamos às portas de um grande passo nas buscas, na internet, com esta ferramenta da Microsoft? Agora, você pode imaginar o primeiro artigo que li sobre como escolher palavras-chave, há cinco anos, de autoria de um importante otimizador, da época, nos Estados Unidos. Ele dizia que eu, quando fosse fazer meu primeiro site, deveria me imaginar na pele de cada usuário, tentar ver como ele pensaria, que palavras viriam à cabeça dele ao fazer a pesquisa e encontrar o meu site. Na época o conselho me pareceu algo como recolher-me em um lugar silencioso e, bem quieto, entrar em contato com as mentes de milhões de pessoas - uma situação mística. E assim, construir o meu conjunto de palavras-chave, em torno do qual iriam girar meus textos.

Para finalizar, convido você a imaginar como você mesmo constuirá seu conjunto de palavras-chave, para um novo site, daqui cinco anos.

Outras novidades do MSN-Bing

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados