Ferramentas Úteis na Otimização e Posicionamento de Sites



Ruy Miranda



Para se otimizar corretamente um site são indispensáveis certas ferramentas. Felizmente, a cada ano, elas se sofisticam e permitem trabalho mais apurado e seguro. Por exemplo, se você deseja saber a posição de todas as páginas do seu web site em um, dois, três ou mais mecanimos de busca, para verificar os resultados da otimização que fez nelas, levará horas em um trabalho repetitivo e desgastante (eu sei disso, porque já o fiz); esse mesmo trabalho pode ser executado em minutos por alguns programas.

Rank Checker - Uma ferramenta boa e rápida para isso é chamada Rank Checker e você só pode usá-la no Firefox. Ela fornece resultados até a posição 200 no Google.com, Google.com.br, Yahoo e Bing. Para isso você deve clicar em Ferrramentas e ver se ela aparece lá. Se não aparece, vá em Ferramentas do Firefox, localize-a e ative-a. Ela vai aparecer no menu (pode ser instalada também em área separada do Firefox). Depois, em Ferramentas do Firefox clique em Rank Checker e depois em RUN (rodar). Aparece uma janela, na qual você vai incluir o seu domínio (não é o endereço do site ou URL). Na parte de baixo vai colocar a palavra/frase-chave e depois clicar em Add (adicionar). Em seguida coloque outra palavra-chave e peça para adicionar e assim por diante. Se existem muitas palavras-chave para serem checadas é mais prático clicar em Add Multiple Keywords - vai abrir outra janela, na qual você vai colocando em linha por linha as palavras/frases-chave. Quando terminar, clique em Add. Por fim, depois de um ou outra operação, clique em Start (partida) no canto inferior esquerdo. Os resultados começam a aparecer em poucos segundos. Você pode fazer download dos resultados.

As ferramentas de otimização de sites, como essa de Rank Checker, fornecem informações rápidas e aumentam a segurança nas decisões. Em outras palavras, elas aumentam sua produtividade. As ferramentas que citarei a seguir foram ou são ainda usadas por mim, ou pelo menos, foram por mim testadas.

Algumas ferramentas listadas se acham em inglês.

Atenção no uso das ferramentas:
-- várias são usadas apenas on line (exemplo: geradores de scripts personalizados e padronizados);
-- dependendo da ferramenta, você poderá usar nos seu website ou no de terceiros, o script por ela gerado, e peço uma contra-partida com a colocação da URL deste website;
-- muitas são propriedade intelectual, e copiar os arquivos que as contêm é crime;
-- webmasters, designers e desenvolvedores poderão também ter algumas destas ferrramentas disponíveis em seus sites; para isto é preciso fazer contato por email em contato-oti@otimizacao-sites-busca.com e escrever Assunto: Menus em Javascript

Geradores de Menus em javascript:

Scripts de 'Adicionar aos Favoritos' e Página Inicial na Internet

Gerador de CSS

Javascripts de Menus Personalizados:

Use o Gerador de Menu em Queda para Fazer o seu Script

Use o Gerador de Menu em Queda para Fazer Script Padronizado

Use o Gerador de Menu em Salto para Fazer o seu Script

Use o Gerador de Menu Horizontal e Vertical com Sub-Menus para Fazer o seu Script

Use o Gerador de Menu em Barra Avançado para Fazer o seu Script

Gere Suas Meta Tags Gratuitamente On line

Gerador de Menu Dinâmico

 

Gerador de Meta-tags - Uma ferramenta útil, principalmente para os iniciantes, é o <a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com/tag/meta-tag-gerador.htm" target="_blank">Gerador de Meta-tags</a>. Você fornece os dados e le apresenta as meta tags da forma como devem ser inseridas no head da página.


Zeus – O Zeus é um programa que consta de um robot que vasculha a Internet para encontrar os sites que você queira. Trata-se de uma ferramenta para a construção de diretórios. Leia mais informações em Zeus e Aumento de Tráfego.

Lynx – O Lynx é um programa que lê as páginas da Web e as apresenta tal como os robots dos mecanismos de busca fazem. Nele aparecem todos os textos da página, incluindo-se a tag alt e os textos dos links, na mesma ordem em que são lidos pelos robots e armazenados nos bancos de dados dos mecanismos de busca. Você pode acessá-lo e ver suas páginas gratuitamente. Siga o link abaixo – uma vez na página, você será orientado a incluir um arquivo vazio no seu site (fazer o upload para o servidor) para acesso do robot que vai transmitir os dados. Pode, ainda, fazer download do programa, para uso pessoal e público.

Você tem também essas informações no Código Fonte, localizado na guia Exibir do menu do Windows. Entretanto, a leitura pelo Lynx é muitíssimo mais fácil.

Lynx


Buscas nas Páginas Internas – Uma importante ferramenta na otimização de sites são os programas de buscas dentro do próprio site. Não sabemos como os mecanismos de busca pontuam esta ferramenta – é provável que não tenha muito peso. Entretanto, trata-se de uma medida fácil de ser implementada, e utilíssima, principalmente para sites com muitas páginas e várias áreas. E ainda pode ser obtida gratuitamente... Leia mais

Buscas no Site e na Internet pelo Google – Um simples formulário transforma os comandos de busca operados na página do Google, em busca dentro do site e na Internet. Veja o formulário de busca pelo Google

Identificação das Palavras e Frases-chave – Existem algums fontes nas quais você pode pesquisar as palavras e frases mais adequadas para seu site. O que é palavra ou frase mais adequada? É aquela que, além de exprimir o conteúdo, drena grande número de visitantes, e ainda, apresenta poucos concorrentes. Este é também o conceito de nicho.

Eu, particularmente uso três tipos de fontes, duas delas gratuitas. A primeira são os mecanismos de busca que oferecem pagamento por clique e que apresentam, de graça, sugestões de palavras-chave. Você pode utilizá-los como se fosse para uma campanha de pagamento por clique, e fazer o levantamento para seu site. A segunda, também gratuita, é o Overture editado no Brasil. O Overture dá informações sobre o número de buscas efetuadas, no mês anterior, nos anúncios de sites feitos pelo Yahoo e outros pequenos mecanismos de busca, no Brasil. Sua desvantagem principal resulta de ser ele submetido a buscas feitas por programas automatizados, que inflam os resultados. Para fechar as escolhas das palavras e frases-chave, pago por um dia, uma semana, um mês ou mais, dependendo do trabalho em execução, para usar o banco de dados do Wordtracker.

O Wordtracker tem a vantagem de fornecer dados mais fidedignos, apesar de resultarem de amostragem, fazer previsões de chances em cada mecanismo de busca, oferecer simultaneamente o banco de dados do Overture americano, e ainda, exibir uma estrutura profissional que permite ao usuário organizar a pesquisa de vários modos. Uma vez que otimizo cada site com várias (dezenas ou centenas) palavras e frases-chave, é necessário uma organização desses dados. A desvantagem é que seu banco de dados em português ainda é limitado. Para algumas informações rápidas, costumo usar também o acesso gratuito online do Wordtracker (versão teste).

Google Analytics - Oferece dados da maior importância sobre o seu próprio site, mas é necessário levar em consideração apenas os cliques. A quantidade de exposições devem ser ignoradas. Além do mais ele fornece dados de como o seu site está sendo visto, as fontes de tráfego, por onde entram as buscas, por onde saem os visitantes, e assim por diante, o tempo médio de permanênciano site, etc.

Checar links e outras atividades do site - Um programa que uso sistematicamente é o Xenu. Com ele você pode ver se há (e quais) links quebrados, a qualidade da conexão com o servidor, os redirecionamentos do site, um mapa (precário) para ser submetido, os títulos das páginas e, no final, uma estatística.

Relevância das palavras-chave - Há muitas ferramentas com este objetivo, mas todas em inglês. O que se aproveita delas é muito pouco. Prefiro fazer meus cálculos manualmente, nas páginas mais relevantes.

Duplicidade de Conteúdo - Ao se analisar um site é de suma importância checar se há páginas duplicadas. Quando o site é pequeno, a tarefa é simples, mas quando é grande )milhares de páginas) torna-se impraticável, já que as páginas têm de ser checadas uma a uma. Neste caso usamos amostragem ou, pela experiência, checamos as páginas onde há mais chance de duplicação ou plágio.

Páginas Indexadas - É importante verificar as páginas indexadas pelos mecanismos de busca e procurar por eventuais inconsitências.

Existem dezenas de outras variáveis (cerca de duzentas) que são objeto de análise. Os otimizadores experientes as identicam com certa facilidade ao percorrer os olhos numa página e fazer certas medições.

Atualizado em Junho/2011.
Atualizado em Outubro/2011