Diretório Yahoo-Brasil - Novidades do Yahoo


05/julho/2005 – O Yahoo-Brasil não está inscrevendo novos sites em seu diretório.

O Yahoo-Brasil não está inscrevendo novos sites em seu diretório. A empresa continua com o diretório, quem tem site listado continua aparecendo nas respectivas categorias, mas a empresa não está renovando contratos vigentes. O que se passa? Nos Estados Unidos o diretório está funcionando normalmente e recebendo novas inscrições. Está em marcha um plano de fechamento do diretório no Brasil por falta de interesse dos donos de sites?

Se a resposta for afirmativa, ela não me surpreende. A meu ver os diretórios tornaram-se obsoletos na internet. Quase ninguém os visita e a tendência é que o declínio de visitantes se torne cada vez maior, seja aqui ou em qualquer lugar do mundo. Em países mais ricos e onde a competição por posicionamentos nas listas de páginas da web é grande, existe uma procura dos diretórios por parte dos donos de sites por motivos indiretos.

A inscrição de um site em um grande diretório, como é o caso do diretório do Yahoo, tem peso na determinação do ranking das páginas em alguns mecanismos de busca, particularmente do Google. Essa importância se baseia na premissa de que tais sites devem ter bom conteúdo de informação, uma vez que, para serem listados, eles passam pelo crivo da avaliação de editores que presumivelmente conhecem os assuntos. Então, pessoas físicas e jurídicas procuram inscrever seus sites nos diretórios, para usar essa vantagem. Quanto mais importante o diretório, maior é a vantagem, posto que o atestado implícito de qualidade seria mais confiável. Então, o centro das atenções de quem vai inscrever um site é atender os requisitos do diretório e ganhar pontos no ranking do Google, por exemplo, e não, propriamente, fornecer informação de boa qualidade.

Os diretórios, por sua vez, têm interesse em captar novos sites porque, em geral, eles cobram anuidades pela inscrição e manutenção. Se não cobram, têm interesse em reunir o maior número possível de sites nos bancos de dados para atrair visitantes e, claro, anunciantes, ou ainda, outros mecanismos de busca que pagam pelo uso de seus bancos de dados. Essa conjugação de interesse econômico de um lado e de sites que visam apenas estarem listados, de outro, compromete a qualidade e, com o tempo, afasta os usuários.

O afastamento dos usuários tende a reduzir os rendimentos dos diretórios e o destino deles é encerrar as atividades. Mesmo nos Estados Unidos observa-se tal movimento. Até cerca de três anos atrás, estar inscrito no diretório do Yahoo daquele país era sinal de status do web site, sinal de que as páginas eram bem construídas, e era também o prenúncio de muitos visitantes e muitos negócios. Aparecer nos primeiros lugares de uma lista do Yahoo antão... A expectativa do site ser aceito para figurar no diretório do Yahoo gerava stress entre os webmasters, e a disputa pelas primeiras posições, risíveis artimanhas nos títulos e URLs dos sites. Mas, na minha ótica, esse glamour acabou por questões mercadológicas.

As buscas em páginas da web, em substituição aos diretórios, tornaram-se preferidas pelso usuários. E isso fica mais e mais evidente à medida que os usuários aprendem mais fazer buscas avançadas. Talvez essa iniciativa do Yahoo, em andamento no Brasil, seja apenas um sinal do ocaso dos diretórios. É provável que o Yahoo-Brasil concentre sua energia nas páginas de busca e na ampla gama de serviços (e rendimentos) das suas interfaces.

Julho, 2005



Ruy Miranda

Outras novidades do MSN-Bing

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados