XML e RSS: Perguntas e Respostas – Parte 1


Ruy Miranda
Otimização de Sites



As perguntas e respostas sobre xml e rss terão três níveis de complexidade. Nesta página apresento as questões mais simples.



1.Eu não tenho site nem blog. Sou usuário comum da internet. Não entendo de html, javascript, pdf e coisas parecidas. Eu devo aprender alguma coisa sobre XML e RSS?

i 2. Eu sei para o que eu entro na internet. E para que me serve XML e RSS?

i3. Eu preciso comprar um reader desses?

i4. Qual o significado das letras XML e RSS?

i5. Como eu instalo o reader? Meu computador precisa de alguma instalação especial?

i6. Como eu vejo a informação?

i7. Como eu instalo o RSS?




 


Eu não tenho site nem blog. Sou usuário comum da internet. Não entendo de html, javascript, pdf e coisas parecidas. Eu devo aprender alguma coisa sobre XML e RSS?

Você não precisa entender de xml e de rss. Pode ser útil saber manejá-lo, assim como, sem o saber, você maneja html. Quando você entra na internet você está manejando html porque ele é a linguagem básica que os navegadores (caso do Internet-Explorer, do Firefox, do Chrome) usam para mostrar as coisas na tela do seu computador.


 


Eu sei para o que eu entro na internet. Mas para que me serve XML e RSS?

O XML e o RSS servem para certas coisas que os navegadores não conseguem fazer e, por isso, não chegam à sua tela. Por exemplo, os navegadores não lêem pdf e, por isso, você precisa de um leitor para ler ou ver qualquer coisa que esteja em pdf. Neste caso você só lerá o material que está em pdf se instalar um reader de pdf (leitor de pdf) em seu computador. A mesma coisa acontece com o XML e o RSS. Se você clica em um link que tem a extensão xml você cai em uma página que tem algumas tags parecidas com as tags do html, apresenta título e texto, mas não é possível entendê-los corretamente. Isso significa que o navegador não consegue ler adequadamente o código XML.

iPara acessar o arquivo, na forma como ele foi programado para se apresentar na tela, você vai precisar de um reader de rss instalado no seu computador. Em geral esses readers são conhecidos como RssReader. São também chamados de Aggregators (que corresponde a conjunto formado por unidades ou partes que guardam relação entre elas).

Vou dar um exemplo para você entender uma das utilidades do XML e do RSS. Suponha que você ou alguém de quem você gosta esteja com algum problema de saúde e você deseja saber se aparece algum tratamento novo. Normalmente o que você precisa fazer? De vez em quando você entra na internet e faz uma busca sobre o assunto. Agora, suponhamos que você descobre uns sites especializados no assunto e que, de vez em quando colocam informações novas sobre o assunto. A qualquer momento pode surgir uma novidade sobre o problema específico que você está pesquisando, não é? Pelo meio tradicional de você pesquisar, podem se passar meses sem que você tome conhecimento da novidade que lhe interessa.

iAgora, imagina se esses sites soltarem boletins toda vez que colocam uma novidade no ar, e se houver um jeio de você ser comunicado sobre isso . Você vai direto ler, pois pode ser sobre o problema que você está pesquisando, não é? Pois bem, o XML e o RSS possibilitam que isso aconteça.

iSe um ou mais desses sites especializados criarem páginas em XML, que é diferente do HTML, para anunciarem as novidades, e se você tiver um RSSReader, vai aparecer em alguma parte da sua tela, quando você estiver na internet, um aviso de que o seu reader tem notícia nova. Você vai na sua área de trabalho, clica no ícone do seu reader, ele abre e exibe as últimas notícias. Essas notícias vêm com um título e uma breve descrição, e a seguir, um link que leva à pagina do site em que a informação completa foi colocada. Pela descrição, se se trata do assunto que lhe interessa, você vai ler a informação completa, não é?

iDa mesma forma, você pode ter interesse em assunto da escola, de uma tese que está escrevendo, de uma série de artigos ou livro que está escrevendo, e assim por diante. Seja qual for o assunto, precisa apenas que o(s) site(s) edite(m) matérias em XML, apresentem-na através de RSS e você tenha um leitor instalado. Você vai precisar apenas fazer algumas manobras simples para copiar os endereços dos sites que lhe interessam e colá-los em um índice do reader.


 


Eu preciso comprar um reader desses?

Você não precisa comprar um RssReader. Você consegue vários gratuitamente na internet. Você pode experimentar um deles e, se não gostar, deletá-lo e fazer o download de outro. Comece exepriementando este: http://www.rssreader.com/


 


Qual o significado das letras XML e RSS?

XML é a abreviação de Extensible Markup Language. Da mesma forma, HTML é a abreviação de Hyper Text Markup Language. O XML é constituído por uma série de códigos e palavras que são entendidos por programas instalados no seu computador, no seu celular, etc. O HTML, e outras linguagens usadas em meio eletrônico, são constituídos também por uma série de códigos e palavras. A diferença entre o XML e o HTML reside no fato de que o XML é mais flexível e capaz de acomodar mais recursos do que o HTML. Muita gente acredita que o XML vai substituir o HTML quando os navegadores forem capazes de ler o XML. Existe uma fusão das duas linguagens, chamada de XHTML, que está em experimentação.

iRSS é a abreviação de Really Simple Syndication. Outros consideram que se trata da abreviação de Rich Site Summary. Eu prefiro esta última. RSS é, na essência, uma das maneira de apresentar documentos escritos em XML, caracterizado por uma seqüência de itens. Cada item é um informativo de um documento, composto por um título, no qual pode estar embutido um link, uma decrição, e a data e horário em que foi colocado no ar. Segue-se um link que dá acesso ao documento inteiro ou à página da web onde se encontra o documento inteiro. Portanto, RSS é uma tecnologia. As informações de cada RSS são sequenciais e atualizadas regularmente.


 


Como eu vejo a informação?

Quando você clica no reader, ele se abre na tela e apresenta um menu em cima, outro em um dos lados, e no outro lado uma lista com os títulos dos conteúdos (informações, notícias, avisos, etc). O que vem abaixo é o seguinte:
-- Título do assunto
-- Breve descrição do assunto
-- Link que conduz a uma página que tem a informação completa.
-- Informação sobre a data e o horário em que a mensagem foi postada.


Veja na imagem a seguir um reader de RSS aberto.


O link que conduz à informação completa pode estar embutido no título ou ser apresentado após a descrição. Em alguns casos o link conduz diretamente à página do site. Em outros casos são oferecidos dois links – um que conduz à página em tamanho menor, sem sair do reader, e outro que conduz à página do site, que tem a informação completa, ocupando a tela inteira.

A informação apresentada é chamada de feed, que é melhor entendida como suprimento, fonte. Como a informação é apresentada de forma sequencial, como se fossem itens, dizemos que esses itens são feeds. O conteúdo desses itens pode ser noticiário, artigos, mensagens de weblogs, conjunto de fotografias, enfim, qualquer coisa que possa ser armazenado em arquivos eletrônicos. Uma das características do RSS é apresentar lista com as últimas notícias ou informações ou qualquer desses conteúdo. Essa lista deve ser renovada diariamente ou, no máximo, de duas em duas semanas.

Os feeds podem também alimentar telefones celulares e outros websites. O conteúdo é enviado para os celulares habilitados para tal. Podem também ser reproduzidos por outros websites.

Podem vir ainda, no reader, o nome do autor ou proprietário do conteúdo do Rss, e a língua em que o RSS é apresentado.


 


Como eu instalo o reader? Meu computador precisa de alguma instalação especial?

Sim, mas não se trata de coisa do outro mundo. Todo programa mais complexo precisa que o computador, ou celular, ou seja qual for o equipamento, atenda a alguns requisitos. No caso do RSS são requisitos requeridos por outros programas também. Se seu computador não os tem, o download é feito gratuitamente da Microsoft. Vamos ver como se instala, seguindo passos.

1. A primeira coisa a fazer é atualizar o Windows. Você faz isso em Atualizar o Windows. A Microsoft faz a atualização sem que você precise manejar comandos.
2. Checar se seu computador tem instalado o Microsoft .NET Framework.
3. Se o .NET Framework não estiver instalado, fazer o Download de NET Framework. Antes, mais embaixo da mesma página da Microsoft, você deve verificar se seu computador atende aos requisitos para a instalação do .NET.
4. Ir ao arquivo onde o programa foi salvo e fazer a instalação.
5. Fazer download gratuito de um reader de rss. No momento eu estou usando o programa gratuito RssReader. Ele pode ser encontrado em www.rssreader.com
6. Leve o cursor do mouse no link XML/RSS Feed, que aparece abaixo, e clique com o lado direito. Selecione Copiar Atalho, como na imagem que se segue, e clique.

XML/RSS Feed   


7. Abra o RssReader, vá no menu do alto, clique onde tem o sinal + e a palavra Add (ver na primeira imagem).

8. Abre-se uma pequena janela com o título RssReader - add new feed. O endereço da página deste site onde se encontra o RSS Feed deve aparecer. Clique em Next, na mesma janelinha, e o título da página deve aparecer. Se o endereço da página não aparecer na janelhinha, clique dentro do boxe dela com o lado direito do mouse e depois em Colar. Em seguida clique Next. Você poderá colocar outros endereços de páginas em XML com RSS.

Está um pouco confuso? Então leia mais em Instalar Leitor

Você quer editar um RSS do seu site? Então acesse Editar RSS

Proprietário    Nota Legal     Política   Contato
Copyright © 2005-2013, Otimização de Sites Todos os direitos reservados