Mecanismos de Busca – O que São, Serviços


O Que São – Os mecanismos de busca, também conhecidos no Brasil como sites de busca e em Portugal como motores de busca, são programas que efetuam buscas em um índex e as apresentam aos usuários. Os programas são específicos de cada empresa. Essas empresas funcionam como elo de ligação entre o local onde alguém armazena dados, chamado servidor, e o computador do usuário.

Os mecanismos de busca vão a essas máquinas chamadas servidores, recolhem o conteúdo de cada página do site, leva-o para seu índex ou banco de dados, e os organiza para apresentação aos usuários. O mecanismo de busca se apresenta ao usuário como uma página normal da web – por exemplo, você digita a URL www.yahoo.com.br e cai na home page ou página inicial do Yahoo no Brasil; se você digita www.yahoo.com cai na home page do Yahoo nos Estados Unidos.

Significado das Últimas Letras da URL – As duas últimas letras de qualquer URL identificam o país; por exemplo, br é Brasil, ca é Canadá, fr é França. A exceção fica para os Estados Unidos, onde começou a internet, em que as últimas letras são .com ou .net ou .info, etc. De vez em quando a URL de um dado país sofre alguma modificação. Recentemente os americanos lançaram a extensão .us, destinada a empresas sediadas dentro do território dos Estados Unidos.

Ao se acessar a home page de um determinado mecanismo de busca em um país, cai-se na home page daquele mecanismo, no país, se a empresa estiver estabelecida nele. Na home page são apresentados os serviços oferecidos por aquele mecanismo de busca.

Serviços que Oferecem – Se você digita a URL www.google.com.br na área do endereço, cai na página inicial do Google Brasil e pode observar que ela é muito simples. Entretanto, cada link dali acessa um mundo de informações e opções. Se você digita www.yahoo.com.br cai numa home page com mais detalhes sobre o que encontrar neste mecanismo de busca no Brasil. Entretanto, o serviço mais utilizado pelos visitantes é a busca de sites ou páginas que se encontram na rede da internet, indicados nos menus das home pages como web. (A palavra Web é usada como sinônimo de World Wide Web.)

Se não fossem os mecanismos de busca nós teríamos de carregar listas no bolso sobre os endereços que queremos acessar e ficaríamos restritos a um número muito limitado de endereços. Os mecanismos de busca nos poupam esse transtorno e essa limitação, e mais, colocam à nossa disposição bilhões de endereços com descrições do que cada endereço oferece.

Os mecanismos de busca oferecem outros serviços de muita utilidade no dia-a-dia. Esses serviços vão desde simples emails a comunicação em viva voz, passando por informações sofisticadas, como por exemplo, a localização de áreas no planeta através das coordenadas geográficas.

Principais Serviços – O principal serviço que os mecanismos de busca oferecem para o grande público é a busca. Ela pode ser feita na web ou no diretório. A busca na web expõe todos os sites e páginas que cada mecanismo de busca consegue encontrar na internet. A busca no diretório expõe os sites ou páginas que os proprietários voluntariamente cadastram no mecanismo de busca, em formulário próprio.

Critérios para Indexação – Quando um site ou página entra no banco de dados de um mecanismo de busca, e é aceito por preencher certos requisitos mínimos, dizemos que ele foi indexado. Para ser indexado, o dono do site deve acessar uma área própria do mecanismo de busca e preencher um formulário. Entretanto isso não é garantia de indexação e tampouco de que ela ocorrerá rapidamente.

Colocar um link em outro site com o endereço do novo site pode ser muito mais eficaz e rápido do que preencher o formulário do mecanismo de busca. Entretanto, se alguém deseja aparecer no diretório, é indispensável preencher um formulário próprio. Existem diferenças nos critérios de indexação dos diretórios.

Busca na Web – A busca na web expõe sites e páginas encontrados pelos robots dos mecanismos de busca em todo o mundo. Exibe-se a página e não o site, embora a exibição da home page possa ser semelhante à exibição do site no diretório. Tal exibição consta do título da página, tal como se acha na tag título, e uma descrição, feitas com dois ou três segmentos de frases, "escolhidos" pelo mecanismo de busca, onde aparecem as palavras e/ou frases-chave pesquisadas pelo usuário. É possível fazer buscas mais circunscritas - por exemplo, só na língua portuguesa ou só no Brasil, as quais são úteis quando buscamos por palavras encontradas em outras línguas.

Existem basicamente dois tipos de busca - simples e avançada. A maioria dos usuários que estão começando na internet ou estão nela há pouco tempo e, quase só usam a pesquisa simples. Entretanto, a busca avançada é aquela que exibe o verdadeiro potencial, o potencial extraordinário, diga-se de passagem, dos mecanismos de busca para exibirem resultados condizentes com o que procuramos.

Informe-se sobre Diretórios

.

Julho, 2005
Atualizado em Dezembro, 2005
Atualizado em Dezembro de 2006

Proprietário    Nota Legal     Política   Contato
Copyright © 2005-2013, Otimização de Sites Todos os direitos reservados