Visão Geral dos Mecanismos de Busca

Ruy Miranda
Otimização de Sites



O que são – Mecanismos de Busca, também chamados Sites de Busca ou Sites Buscadores ou ainda, Buscadores, são complexas ferramentas da internet, utilizadas pelo público em geral, que oferecem ampla gama de serviços online, tais como: buscar informações, armazená-las e apresentá-las aos usuários; e-mails e outras formas de comunicação entre pessoas; entretenimento; propaganda. A expressão "sites de busca" é inadequada posto que esses mecanismos funcionam de maneira muito diferente e mais complexa do que os web sites, como veremos. Qualquer mecanismo de busca tem e/ou desempenha as seguintes tarefas/programas:

-- Robot – Trata-se de um programa que percorre a rede em busca de conexões. Esse programa recebe um endereço, também chamado link, que é traduzido em instrução para que ele acesse uma área virtual. Ao localizar o endereço, o robot desempenha a tarefa de registrar o que encontra e transmitir os dados a uma central.
-- Indexador – Máquina ou conjunto de máquinas, existentes na central, encarregadas de processar os dados recolhidos pelos robots. Os dados recebidos são organizados segundo critérios previamente preparados.
-- Banco de Dados – Os dados organizados pelo indexador são armazenados em um local chamado banco de dados. Esse banco de dados obedece a certos comandos para emitir dados ou informações.
-- Programa de Busca – Programa que permite ao(à) usuário(a) acessar o banco de dados e extrair dele o que precisa. A "chave" para abrir essa porta é chamado palavra-chave ou frase-chave, dependendo de ele(ela) usar apenas uma palavra ou duas (ou mais) palavras. Assim, aplica-se a expressão palavra-chave quando se digita, por exemplo, a palavra "calçados"; e aplica-se a expressão frase-chave quando se digita, por exemplo, "calçados femininos".

Outros serviços são oferecidos através de programas específicos e podem variar de um mecanismo de busca para outro.

Mecanismos de Busca vs Sites de Busca – A expressão "sites de busca" é inadequada, por dar uma idéia restrita dos serviços prestados. Observa-se que a página que o mecanismo de busca apresenta na tela com uma lista de sites ou páginas, é muito parecida com qualquer página de um site. Entretanto, ela é extraída de um número muito grande de dados (trilhões de palavras, nos grandes mecanismos de busca), naquele momento em que o usuário dá a ordem de "procurar" ou "buscar" ou "achar". Para apresentar os sites ou páginas, o mecanismo de busca junta, em frações de segundo, dados que estão separados, e os exibe na tele em ordem, segundo critérios pré-estabelecidos. E apresenta pelo menos duas frases ou segmentos de frases que contêm as palavras procuradas. Esta busca é chamada de busca na Web.

Por outro lado, um site tradicional – ou uma página da web – se consitue em um conjunto de dados fixos que são acessados quando se digita um endereço na internet. Mesmo quando esses dados são apresentados de forma "dinâmica", eles são a reprodução de dados 'fixos', ou seja, não há nenhum programa para ajuntar dados separados – para cada instrução do usuário existe uma resposta prevista. Por isso a expressão "sites de busca" é inadequada. Uma busca na Web é muito mais complexa do que a exibição da página de um site.

Por fim, embora os mecanismos de busca tenham, como carro-chefe dos serviços, a busca na Web, eles oferecem muitos outros serviços que os sites tradicionais não o fazem.

Interface - Diretórios – Os diretório são uma interface da busca na Web. Neles, as informações básicas, como título, descrição e palavras/frases-chave de uma página (mais comumente a home page ou página principal) são, em geral, compilados manualmente. Mas, com o passar do tempo eles estão se tornando cada vez mais automatizados.

Entretanto, o banco de dados de um diretório é diferente do banco de dados de um mecanismo de busca – ele contém dados fixos (páginas de web sites) que são apresentados quando se digita uma palavra/frase-chave. Cada item de uma lista apresentada traz título, descrições e link de acesso, todos previamente determinados. Devido a essa "rigidez", os diretórios são cada vez menos procurados.

Outras Interfaces – Imagens, músicas, mapas, informações locais, são outras interfaces da busca. Elas são usadas para objetivos bem específicos.

As buscas na Web, nos diretórios, nas imagens, nas músicas, etc. são feitas da mesma forma, com o uso de palavras/frases-chave. Entretanto, a quantidade de buscas na Web supera as que são feitas nas interfaces, de tal sorte que quando nos referimos a uma busca efetuada no Google, Yahoo, MSN, etc. todos entendem que ela foi feita na Web. Ademais, o uso da expressão "busca" já está associado à busca na Web e, portanto, em mecanismos de busca.

Busca na Web e Busca em um País ou Língua – A busca na Web é uma busca de caráter mundial. A busca em um país ou língua é uma busca localizada. Por exemplo, podemos colocar qualquer palavra ou expressão na busca na web que os resultados aparecerão – por um sistema automático o mecanismo de busca seleciona os resultados na língua em que foi feita a busca. Se escolhemos o país ou língua, possívelmente haverá a apresentação de um número menor de resultados porque a seleção é mais rigorosa. A busca na Web, além de apresentar os resultados da língua ou do país, poderá apresentar outros que, a despeito de serem em outra língua, apresentam palavras semelhantes à da busca.

Agosto, 2005

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados