Punições Cumulativas no Google


 

Ruy Miranda
Otimização de Sites

A maioria das punições que ocorrem nos sites brasileiros se deve ao somatório de equívocos, ou seja, a um conjunto de coisas impróprias, feitas de boa-fé. Aí não se incluem links ocultos, cloaking, links comprados ou alugados, que são truques feitos de má-fé.

Como ocorre o somatório – Digamos que alguém repetiu o título em todas as páginas do site. Isto gera uma punição menos 30. Digamos que fez o mesmo com a descrição – gera outra punição menos 30. Digamos que spameou o texto – outra punição mais severa que a menos 30. Digamos que duplicou o conteúdo – mais uma punição menos 30. Na soma dos erros, uma ou duas palavras / frases principais do site podem ser mandadas para a posição, digamos, 80, onde ninguém vai. Se tivesse ocorrido apenas a primeira, das citadas acima, uma única palavra/frase poderia ter ido para uma posição trinta e pouco. Na grande maioria das vezes a pessoa faz isso de boa-fé ou por ter informações insuficientes sobre otimização.

Alguma lógica da punição cumulativa – Em princípio a punição recai sobre a palavra ou frase principal do site. Mas como a palavra ou frase principal pode não ser palavra/frase usada nas buscas, os mecanismos estendem a punição para duas ou mais palavras-chave.

Vamos a um exemplo para você entender melhor. Digamos que o seu site tem um nome, que pode ser o da sua marca ou o nome de um produto importante seu, e que vamos chamar de Ácido Forte Ltda. Esta frase pode ou não aparecer no nome do domínio, mas certamente vai aparecer nas páginas do site. A rigor, quem deseja fixar uma marca, tem de repeti-la muito: os títulos das páginas podem começar todos por “Acido Forte Ltda”. O título de uma das páginas poderia ser: Ácidos Fortes Ltda – Linha de Acessórios em Plásticos. Este nome da marca vai aparecer também na descrição e, possivelmente, várias vezes em cada página do site. Digamos que a frase-chave principal do site seja Acessórios em Plásticos. A soma das vezes em que aparece no site inteiro a seqüência Ácidos Fortes Ltda pode ser maior do que a soma de Acessórios em Plástico. Então, os programas lá nos bancos de dados, tendem a “acreditar” que a frase principal do site devesse ser Ácidos Fortes Ltda e somente punir as buscas com estas palavras. Isto seria um equívoco – nem toda palavra mais usada no site é a principal ou chave.

Por isso a punição acaba recaindo sobre mais de uma palavra ou frase. Digamos que os programas definissem que a palavra principal do site fosse Acessórios, e que ela aparece mais frequentemente associada a Acessórios em Plástico e depois a Acessórios em Plásticos. Possivelmente, numa punição menos 30, apenas a primeira frase seria punida. Numa acumulação, seriam punidas também Acessórios em Plásticos, Acessórios em Madeira. Numa situação mais grave entrariam ainda, Venda de Serviços, Água Enlatada, e assim por diante. Entretanto, a principal palavra/frase não ficaria em menos 30, mas seria jogada ainda mais para trás, e quanto mais erros se acumulassem no site, mais para longe seria jogada.

Algumas palavras/frases terciárias ou quaternárias (em ordem de freqüência) no site não receberiam punição alguma, e manteriam as posições anteriores à punição. Pode acontecer de várias delas aparecerem na posição 1 nas respectivas buscas. Mas, aumentando a gravidade dos erros, elas podem ser alcançadas também.

Correção dos erros que geraram punição – A correção pode ser feita de todos os erros de uma vez e, dependendo das circunstâncias, por etapas. Existe uma situação extremamente desconfortável para o otimizador, que é de ter de acertar um site sem conhecer sua história. Muitas vezes o dono do site nem se lembra das pessoas ou empresas que mexerem no mesmo e tampouco tem conhecimento do que foi feito. Se, num caso assim, qualquer pessoa repetiu, por exemplo, algum conteúdo de outro site, é muito difícil identificar sua existência e, portanto, efetuar sua correção.

Resultados da correção – A correção de erros gera, em geral, uma rápida reposição das páginas. A velocidade da volta depende de vários fatores – um deles é a rápida comunicação aos mecanismos de busca, por canais certos, de que a correção foi feita. Pode acontecer de o site voltar a ganhar posições e depois empacar em torno da posição trinta, o que caracteriza a persistência de alguma punição menos 30.

Há situações em que o site está definitivamente “condenado” a ficar em posições ruins, sendo mais conveniente, em tais casos, fazer outro site. Isso não é nenhuma “maldade” dos mecanismos de busca – trata-se, tão somente, da impossibilidade de seus programas, nos bancos de dados, decifrarem de forma segura o que existe lá, seja do site atual ou de versões anteriores. Mas, felizmente, a maioria das situações é contornável, desde que se conheça razoavelmente a forma como funcionam os programas nos bancos de dados.

Diferenças entre mecanismos de busca – Tecnicamente todos os mecanismos de busca podem aplicar punições cumulativas. O motivo deste artigo enfocar o Google está no fato de que ele é o que mais as aplica. E faz isto porque dá maior importância do que os outros a muitos fatores que definem o posicionamento, além de vistar os sites com maior freqüência, com o quê, capta mais os desvios nas regras do jogo.

 

Agosto/2008

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados