Google Registra Outra Patente : Possível Mudança nos Posicionamentos - Novidades do Google


28/Agosto/2006 – O Google acaba de registrar uma nova patente que poderá resultar em novas mudanças nos critérios de posicionamento dos sites / páginas. A patente tem o número 7.096.214 e é datada de 22 de agosto de 2006. O título do material patenteado é System and method for supporting editorial opinion in the ranking of search results (Sistema e método de apoio da opinião editorial no ranque dos resultados das buscas).

O resumo do requerimento de patente é o seguinte:

“Um sistema e método, consistente com a presente invenção, amplia os serviços de busca pela integração da opinião editorial no ranque dos resultados das busca.”

Algoritmo e Editoração – O sistema e método prevê uma ampliação dos serviços de busca pela integração (ao que existe hoje, que é o algorítmo) da opinião editorial (que é um trabalho manual). Isto resume uma mudança brutal, seja ela aplicada em buscas na web ou no diretório do Google.

Se for aplicada na web, significa que o posicionamento deixará de ser apenas uma resultante de complexos cálculos matemáticos, previstos no algoritmo, para incluir opiniões de editores. Ou seja, o julgamento humano será levado em consideração também, para definir os posicionamentos. Se for aplicada no diretório do Google, significa que, aos critérios usados pelos editores do Open Directory (que peneira os sites para o Google), serão adicionados cálculos matemáticos. Da maneira como a matéria é apresentada, a situação mais provável é a primeira. Isto se de fato vier a ser aplicada, posto que requerer e obter uma patente não significa necessariamente que ela será utilizada.

Fontes Favorecidas e Fontes Não-Favorecidas – A patente cria os conceitos de Fontes Favorecidas e Fontes Não-Favorecidas. As Fontes Favorecidas são páginas / sites de conteúdo útil ou fidedigno no assunto ou tema desejado. Fontes Não-Favorecidas são páginas / sites com informações enganosas ou com super-promoção naquele assunto. Segue-se uma tradução literal de parte do texto. “Por exemplo, para o tema buscado “sites que oferecem downloads gratuitos”, os web sites que proporcionam downloads de softwares gratuitos seriam considerados "fontes favorecidas” e os web sites que enganam os mecanismos de busca com palavras tais como “grátis” e “download” (popularmente conhecidos como técnicas de spam) seriam considerados “fontes não-favorecidas””.

Em outras palavras, quem oferece coisas gratuitas e cumpre a promessa será premiado e quem engana o usuário será punido. Mas, quem dirá se se consegue mesmo fazer o download? Até aqui isto só é possível por teste humano. E o Google vai colocar gente para testar todos os links de download existentes na rede? Não é crível. Entretanto, a patente deixa uma brecha para a identificação automática deste e de outros parâmetros.

Observamos algumas sutilizas no texto. Uma se refere ao uso do condicional, como no exemplo literal acima, e o verbo “poder” no sentido de fazer se quiser (to may). Ou seja, poderá aplicar ou não o que está contido na patente. Outra sutileza diz respeito ao uso de “ páginas / sites ” e “web sites". "Página ” sugere busca na “web”, e “ sites ”, assim como “web sites ”, sugere busca no diretório, e isto nos remete à discussão sobre o local da aplicação da patente.

 

Conteúdos Relevantes e Irrelevantes – Outro objetivo é separar sites com conteúdos relevantes e irrelevantes, abrigados em um mesmo diretório. As partes relevantes seriam promovidas (favorecidas) e as irrelevantes não. A aplicação deste princípio poderá trazer mudanças enormes nos posicionamentos. Muitas vezes um web site está bem posicionado por estar contido em um diretório, a despeito da irrelevância do seu conteúdo. O mesmo se pode dizer de páginas de um web site. A página com conteúdo inexpressivo ou irrelevante, é promovida porque se beneficia do rank total do web site em que está contida.

Por outro lado, sites abrigados em diretórios de reputação ilibada, seriam favorecidos. Cita, como exemplo , os sites do World Wildlife Fund que fazem parte do www.wwf.org. Eles seriam favorecidos para buscas em “vida selvagem” ou "animais”. Podemos esperar que sites ou diretórios que usam critérios mais rígidos para inclusões, sejam favorecidos. Neste caso, a implementação do favorecimento seria automática. Ou seja, todos os sites situados, por exemplo, no diretório www.wwf.org, seriam favorecidos por mecanismos automáticos, para as buscas citadas.

Eu, que ontem, no artigo Contradição Empresarial do Google: Open Directory Project previ o fim do Open, agora sou obrigado a mudar a minha previsão: a disputa por uma vaga de editor nele vai se transformar em briga de foice no escuro. Este diretório é citado várias vezes na patente; numa delas é usado como ilustração. “Por exemplo, se o tema da busca é “sites que ajudam encontrar acomodação (no original, accommotation)”, então os sites listados no Open Directory, na categoria http://dmoz.org/Recreation/Travel/Lodging serão considerados fontes favorecidas.” Se isto for realmente implementado, a corrupção vai grassar nos grandes diretórios e no próprio Open (não lhe faltará editores voluntários).

Outras novidades do Google

Ruy Miranda

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados