Google Revigora a Meta Descrição e a Inclui nos Relatórios de Conteúdo - Novidades do Google

16/Dezembro/2007– A tag meta descrição está sendo revigorada pelo Google e os usuários estimulados a utilizá-la dentro de parâmetros que favorecem o visitante, o mecanismo de busca e o posicionamento da página. Trata-se de uma mudança significativa que beneficiará uns e prejudicará outros; dentre estes estão os sites cujas meta tags são editadas dinamicamente.

Equivocos envolvendo Google e meta tags – Quando, em 2003, o Google anunciou que daria menor importância às meta tags descrição e palavra-chave para classificar as páginas, isto foi interpretado de forma extrema por muita gente. Alguns passaram, e ainda o fazem, a definir a otimização para o Google como sendo não incluir as duas metas tags de um lado, e de outro, obter links externos. Para outros, o Google não leria esta área da página e, com isto, podiam enchê-la de palavras-chave repetidas.

O Google diminuiu a importância que dava a estas duas tags mas não as ignorou. Por exemplo, quando você faz uma busca de suas páginas no Google, ele apresenta cada uma, na lista, com a tag título e a meta tag descrição. Também, é relativamente comum, em uma busca no Google, encontrarmos a meta descrição ao invés dos tradicionais fragmentos do texto. Por fim, se essas tags estiverem com spam, são passíveis de punição.

Meta Descrição Revigorada – Ao incluir a tag título e a meta descrição no Relatório do Conteúdo, no diagnóstico dos sites, o Google revigorou a descrição (o título sempre teve peso expressivo). Isto fica claro quando ele informa, na área de ferramentas para webmasters, que o uso adequado da tag título e da meta descrição pode melhorar a posição da página, facilitar o entendimento do visitante e aumentar o tráfego. Logo, fica estabelecido que todas as páginas devem ter a meta descrição daqui para a frente.

Fica estabelecido também que o Google passou a monitorar as descrições no site, e identificar problemas, como repetições delas, tamanho (longas, curtas), e outros, como spam voluntário ou involuntário, utilização de seqüências de palavras-chave, como se faz na meta palavra-chave.

Tamanho ideal da descrição – Uma das questões que se coloca é o tamanho ideal da descrição. Na verdade, o tamanho ideal continua a ser o que sempre foi: em torno de vinte palavras. Mas a melhor referência é o número de 150 caracteres, aí incluídos os espaços. Esta referência é melhor porque as palavras podem ser curtas ou compridas. Este tamanho, em caracteres, é o que não atrapalha a configuração da página de resultados e não resulta em cortes de palavras. E é claro, ela deve ser concisa e retratar o conteúdo da sua página.

Alguns problemas – Esta mudança vai trazer alguns problemas, especialmente para as páginas geradas dinamicamente. Suponha um site (loja virtual, por exemplo) em que não há meta descrição; ou cuja descrição é uma repetição do título; ou cujos títulos e descrições são repetidos; ou com descrições cheias de vírgulas e palavras-chave em seqüência. É possível um grande número de combinações nessas variáveis, e que vão requerer nível de conhecimento mais profundo de programação. Ademais, será necessário uma melhor elaboração das descrições ou da área da página de onde ela será retirada. Caso contrário, haverá perda de posições no Google.
Outras novidades do Google
Ruy Miranda

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados