Diretórios da Web - O que são?

Ruy Miranda
Otimização de Sites


Os Diretórios se constituiram na primeira apresentação organizada de web sites na internet. No início eles eram listas de sites resultantes de trabalho manual, feito por pessoas que liam os sites e avaliavam o código html. As listas eram organizadas manualmente também, mas a seqüência dos web sites em cada lista obedecia a ordem alfabética das URLs, havendo precedência para os sites cujas URLs iniciassem com números ou sinais gramaticais.

Apresentação dos sites ou páginas – Quando se acessa um Diretório através de uma palavra/frase-chave, cai-se em uma página que, em geral é a home ou página de entrada e, através da qual se navega por todo o site. Contudo, muitos diretórios possibilitam a inscrição de outras páginas do site e estas, tal como a home, oferecem menus para navegação em todo o site também. A primeira coisa que é apresentada é o título da página (home ou página secundária). Segue-se uma breve descrição que pode ou não ser a que consta na tag 'description'. A URL pode vir antes ou depois da descrição ou ainda, estar oculta no título.

Como entrar na lista de um diretório – Uma outra característica dos diretórios é que quase todos eles listam sites e/ou páginas de sites por iniciativa do proprietário, pessoa física ou jurídica. Isso significa que o proprietário deve tomar a iniciativa de acessar o diretório, preencher um formulário, no qual coloca as informações pedidas, escolher a área do diretório (também chamada de categoria) onde o site ou a página se enquadra melhor.

Isso não impede, contudo, que sites ou páginas sejam listados sem que o proprietário saiba. Por exemplo, em dois mini diretórios que mantenho em dois sites de minha propriedade, escritos em inglês, eu incluo alguns sites ou páginas sobre os respectivos temas, que encontro na internet, e que me parecem interessantes. Isso acontece também com endereços de meus sites ou páginas (principalmente de artigos) que são listados em sites ou diretórios e que, muitas vezes, fico sabendo por acaso. Estar listado em um diretório qualquer é sempre bom, mas incluir link no seu site para outro diretório pode ser perigoso porque os pequenos diretórios estão sendo manipulados para praticar diversas picaretagens e enganar os mecanismos de busca. Apontar links para eles pode levantar suspeita de envolvimento no esquema.

Mini Diretórios – Hoje em dia, os Diretórios totalmente manuais estão restritos a mini Diretórios, os quais são altamente especializados, e dirigidos ou supervisionados por especialistas no tema. Em geral, seus donos são movidos pelo desejo sincero de apresentar alternativas de informação sobre o tema do seu web site, o que pode poupar o tempo dos usuários. Por exemplo, se o usuário está interessado em obter informações sobre uma doença e acessa um site de um médico especialista no assunto, mas ainda fica com algumas dúvidas, ao invés de ficar procurando na internet por outros sites, pode acessar o diretório desse web site (caso tal serviço seja oferecido).

Diretórios de tamanho médio – Estes diretórios apresentam centenas ou alguns milhares de páginas. São, na maioria das vezes, construídos para se ganhar dinheiro. A pessoa paga uma anuidade, com o que recebe pelo menos um link, o qual, se não gerar tráfego pode ajudar no posicionamento nos mecanismos de busca. Às vezes a pessoa nada paga, mas em troca, autoriza o proprietário do diretório a enviar-lhe newsletters, propaganda de produtos e serviços. Muitas vezes acontece o pior: o endereço de email é vendido, sem autorização. Mas há Diretórios médios que não recorrem a esses expedientes, não cobram nada, e o objetivo é apenas encorpar o web site e conseguir mais visitantes, os quais, das páginas do Diretório pulam para as outras páginas do web site onde são vendidos produtos ou serviços.

Os diretórios médios são quase sempre automatizados. A automação é feita com programas variados. Às vezes o programa é simples – o webmaster ou o dono do site lança em um formulário os dados relativos a título, descrição, palavras/frases-chave, URL e classificação do web site, e esses dados são convertidos na apresentação típica. Outras vezes um pequeno robot visita o web site e confere as informações. Outras vezes ainda, as informações são conferidas por uma pessoa, chamada editor.

Grandes Diretórios – Os grandes Diretórios, como o nome diz, apresenatam milhares ou milhões de páginas. para indexar as páginas eles utilizam uma forma mista – trabalho manual e programas – ou são totalmente automatizados. Nos Diretórios mistos os web sites passam necessariamente pela aprovação de um editor. O editor pode ser remunerado ou voluntário.

O exemplo mais expressivo desse tipo de Diretório é o ODP – Open Directory Project – que apresenta listas de web sites escritos em diversas línguas, inclusive português. Os editores são voluntários. A inscrição é gratuita, mas da inscrição do site à sua publicação, pode passar um tempo que varia de duas semanas a anos. O ODP é atualmente propriedade do Google, e fornece para este os dados que compõem o Diretório do Google, assim como para os Diretórios de mais quatro mecanismos de busca.

O Yahoo segue esse padrão misto, e cobra nos Estados Unidos uma anuidade de 299 dólares. Cobrava no Brasil, até pouco tempo atrás, 99 reais por ano (no corrente não está aceitando novas inscrições de sites).

Nos grande Diretórios automatizados vamos encontrar programas sofisticados. Por exemplo, à medida que o webmaster vai submetendo as páginas, o robot simultaneamente visita a página na web, faz uma avaliação e solta um relatório, apontando possíveis falhas – todo esse processo não dura mais do que dois minutos para uma página inteira. As páginas submetidas e aprovadas são automaticamente organizadas. Num prazo máximo de 72 horas elas são distribuídas nas diferentes categorias do Diretório e colocadas na internet. O exemplo mais acabado deste tipo de Diretório é o bCentral, da Microsoft.

Julho, 2005

Proprietário    Nota Legal     Política   Contato
Copyright © 2005-2013, Otimização de Sites Todos os direitos reservados