Evidência de que Pode Estar Ocorrendo um Bug no Banco de Dados do Google

Ruy Miranda

Tenho algumas evidências preocupantes de que pode estar ocorrendo um bug no banco de dados do Google, envolvendo as buscas orgânicas. A seguir apresentarei dados que apontam nesta direção. Para evitar constrangimentos, não vou usar exemplos de sites brasileiros, e sim sites americanos tradicionais, meus conhecidos, alguns deles desde 2003. Vou citar fatos incomuns, comprovados por imagens, e que indicam que alguma coisa errada está acontecendo. Para checar estas informações você deverá acessar o Google em inglês.

Sites na Posição Número 1 e com Spam na Meta Descrição – Está se tornando lugar-comum encontrarmos sites com spam na meta descrição. A imagem que se segue ilustra isto; ela é produto de uma busca para web hosting.

Você pode ver que a frase 'web hosting' aparece 4 vezes. Isto foi feito com um claro propósito de aumentar a densidade desta frase na meta descrição.

O que seria de se esperar em tal situação? Uma punição, com a página sendo enviada para, no mínimo, a posição 31 (punição menos 30). Entretanto, além disto não ocorrer, a página foi premiada com uma promoção. (Leia mais: Google Estimula Spam)

Sites Promovidos Apesar do Spam na Meta Descrição e no Título – Este é um fenômeno novíssimo - eu diria que tem algo como dois ou três meses. A imagem que se segue mostra isto.


Conheci este site em 2007 e vi que ele aparecia na página 9 de resultados para web hosting. Para mim era óbvio que isto acontecesse devido ao spam no título; nem considerei um eventual spam da meta descrição; o título, só, bastava para ser rebaixado. Recentemente ele começou uma trajetória de subida, e está agora na posição 11. Isto é muito preocupante - nem spam no título é detectado mais.

Paradoxalmente, um site tradicional, e que conheço há anos, o www.hostway.com e que está hoje com PR 7, se encontra na posição 29 para a mesma frase web hosting. No máximo ele poderia ser acusado de spam com a palavra web, mas diante do que temos visto, tal coisa estaria fora de cogitação.

Oscilaçãoes no Posicionamento – Outro fenômeno conexo diz respeito a oscilações no posicionamento de sites colocados na primeira página, depois da posição 4. Isto significa que os sites colocados na primeira página de resultados, situados depois da posição 4, sofrem oscilção diárias - por exemplo, uma página pode aparecer na posição 5 num dia e 10 no outro, e no terceiro dia, em qualquer posição intermediária a estas duas. A imagem a seguir exibe a home de um site que conheço desde 2003 (www.seoinc.com) e que já ocupou o primeiro lugar durante 3 anos para a frase mais competitiva do mundo, e que é 'search engine optimization'.

Ele caiu dezenas de posições em 2006 por problemas de otimização, e que foram objeto de denúncia, perdeu rank e agora está com PR 5. Ele vem recuperando posições gradualmente e hoje está na posição 8, mas oscila em torno dela desde que voltou à primeira página.

Eu poderia dar outros exemplos deste fenômeno, mas o leitor atento a este tipo de coisa já deve ter notado algo semelhante. O que é mais preocupante no assunto é que há evidências de que o problema começa a afetar os primeiros colocados, mas de uma maneira diferente - eles oscilam entre si.

Perdas de Posições Irrecuperáveis – Um outro fenômeno, também conexo, envolve sites que foram perdendo posições inexplicavelmente, mantêm-se em posições inferiores a despeito do esforço de seus proprietários, todos especialistas no assunto de otimização. Um deles, o www.searchenginewatch.com, e que aparece na imagem abaixo, é um dos mais tradicionais dos Estados Unidos, e ocupava a primeira posição para 'search engine marketing'.

Vê-se que ele se encontra na quarta-página de resultados, posição 36. Este site foi vendido em 2007 e passou por pequenas alterações editoriais, e foi rebaixado. Acredito que não exista nenhum webmaster, que esteja no mercado americano há pelo menos dois anos, assim como nenhum engenheiro do Google e de outros mecanismos de busca sediados nos Estados Unidos, aos quais se somam milhares de webmasters mundo afora, que não conheçam este site.

Outro exemplo é um site que conheço também desde 2003, e que sempre ocupou a primeira página para search engine optimization. Na sua trajetória, sofreu uma punição por volta do ano 2004, por ter divulgado anúncio de um programa condenado pelo Google, caiu para a segunda página de resultados, mas depois de alguns meses voltou para a primeira. Em 2007, começou, inexplicavelmente, a cair. Pude acompanhar, on line, o esforço da equipe em recuperar as posições, com mudanças na home e em outras páginas, culminando com reformulação completa do layout e da navegação, assim como do texto da home. .

O site é o www.highrankings.com e que aparece na posição 37. Ele tem oscilado em torno desta posição. Creio que estes exemplos falam por si mesmos de forma eloqüente e que o leitor me dispensa de apresentar mais provas (o que seria muito fácil) para sustentar minha tese de que há um problema no banco de dados do Google. Tal problema se encaixa na definição de Bug, posto que os resultados são diferentes do esperado.

Conheço dezenas de casos semelhantes no Brasil. Eles, assim como os dos Estados Unidos e, de resto, do mundo inteiro, parecem estar com as posições anteriores irremediavelmente perdidas, já que todas as tentativas que seguem os caminhos tradicionais, mostram-se insuficientes para alterar a situação. A meu ver, só podem ser recuperados por meio de soluções heterodoxas, mas tecnicamente corretas, e que contornam os gargalos no banco de dados do Google.

Coisas em Comum – Ao que parece, os sites que se acham em posições aparentemente perdidas são, preponderantemente, sites antigos e gigantes (milhares de páginas), e que passaram por modificações ao longo do tempo. Aparentemente os programas dos bancos de dados do Google são incapazes de processar todas essas informações de forma correta. Especialmente, ficam perdidos com os cruzamentos de links, redirecionamentos, mudanças de textos, etc. A abordagem que o Google dá aos links parece ser o caso mais sério e determinante do problema - uma situação em que o criador é vítima da sua própria criatura.

Ângulo Mais Preocupante – Há, neste assunto, um ângulo mais preocupante: a percepção de que o problema está se alastrando. Ou seja, cada vez mais, aparecem novos problemas nas buscas do Google. Especulo se a sua iniciativa de ressuscitar a importância da meta descrição em 2007 não foi uma tentativa de diminuir o impacto do problema, com o que o Google praticamente estaria retornando às buscas tradicionais, operadas nos diretórios, até poucos anos atrás. Mas, como vimos, a capacidade de operar as metas descrições também já está comprometida. Especulo ainda que, mesmo que seus técnicos queiram fazer mudanças manuais de posicionamentos equivocados, os programas não respondem a este comando. Infelizmente, ao que parece, o Google, na área de buscas orgânicas, está doente, doente de morte. Talvez sua única saída seja iniciar um novo banco de dados, tal como o Yahoo fez pouco tempo atrás, quando foi obrigado a ir além do diretório e criar seu banco de dados para as buscas em páginas

Abril, 2008

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados