Posicionamento Manual - Parte 2


Ruy Miranda
Otimização de Sites


O posicionamento manual é praticado pelo Google. Isso pode ser comprovado pela posição de uma página sua nas buscas, em prejuízo de outro site que apresenta melhor conteúdo e PR.

Espera-se que um mecanismo de busca, seja ele qual for, pratique os mesmos critérios para todas as páginas de um dado tema. Já tive oportunidade de dizer isso em outro artigo sobre posicionamento manual. Poderia apresentar muitas indicações dessa ação, mas nada tão eloquente quanto a praticada pelo Google com uma página sua. O Google promove essa página em prejuízo de outros sites e páginas.

Posicionamento Manual. O que é – Posicionamento manual é a boa colocação de uma pagina em uma lista de resultados na busca, sem que essa página siga os critérios (automáticos) do algorítmo do mecanismo de busca. Neste caso, vamos mostrar que o Google coloca uma página sua em um resultado de busca, em discordância com seus critérios.

Localização dos resultados – Vamos efetuar uma busca, com preferência de língua e, neste caso, em inglês. A busca é com a frase mais competitiva do mundo, ou seja, "search engine optimization" (busca sem aspas). São 28.900.000 resultados, como se pode ver nas duas figuras a seguir. São apresentadas duas, para que o leitor possa ver os resultados que nos interessam, nesta página.

Análise dos resultados – Observa-se que a posição 4 é ocupada por uma página do Google, cuja URL é www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=35291 Vejamos a imagem que se segue.

Como se pode ver o rank desta página, medido pelo próprio Google, é zero.

Agora vamos exibir a segunda página da busca pela frase citada no Google.

Em décimo-primeiro lugar vem a home de www.addme.com/, cujo rank, como se vê a seguir, é 8.

Ora, rank 8 comparado com zero levaria esta página para antes da do Google.

Mas rank zero é inimaginável para uma página do Google. Pois isso significaria a inexistência de links apontando para tal página. De fato, quando se busca pelos links que apontam para essa página, vemos que eles são em número de 524. E quantos apontam para a home de addme.com? São 24.100 links. Logo, também por este critério, esta home deveria vir antes da página do Google.

Existe ainda um outro critério de análise: reputação dos links. Os links de maior reputação têm peso maior. Isto significa que 524 links apontando para a página do Google podem, em termos numéricos, pesar mais do que os 24.100 que apontam para a home de addme.com. Como ninguém fora de um restrito círculo do próprio Google sabe os cálculos aplicados aqui para concluir que os 24.100 valem menos que os 524, resta-nos a alternativa de examinar os sites que apontam para as duas páginas, para a do Google e para a do addme.com. E o que vemos? Nada de especial. Os links que apontam para a página do Google são links simples, inclusive com ranks baixíssimos. Esperava-se que, por terem, presumivelmente, maior reputação, tivessem também, maiores ranks. Logo, a reputação dos links não explica a melhor colocação da página do Google.

Aálise da Otimização - O exme das duas páginas não mostra problema de otimização em nenhuma.

Por fim, haveria a análise de conteúdo, a qual contém fortes elementos de subjetividade. E, visto por mim, o conteúdo da página do Google não justifica sua colocação. Ele é composto por informações conhecidas por todos minimamente informados sobre otimização de sites. Estas informações são encontradas em muitas outras páginas da internet.

Dedução – Então como justificar a posição da página do Google? Ela não pode ter sido produto da automação, do tratamento automático dos dados segundo o algorítmo do próprio Google. Só existe uma maneira, é o que se deduz, dela se encontrar ali: colocada pela vontade de alguém, colocada manualmente. Ora, se isso ocorre com essa página, por que não ocorreria com outras, inclusive não pertencentes ao Google?

Conseqüências – Se pensarmos exclusivamente no caso de addme.com, concluimos de imediato que ela sofre uma perda enorme. É sabido que, se as páginas são bem otimizadas (em sentido amplo) e apresentam bom conteúdo, o usuário encontra o que procura entre as dez primeiras páginas exibidas na lista de busca. Em outras palavras, se a página do Google não estivesse colocada ali, a página de addme.com estaria na posição 10 e, em tal lugar, teria muito mais visitantes do que na outra página de resultados da busca. Em termos comerciais, isso significa uma redução do número de visitantes potencialmente capazes de comprar os serviços oferecidos por addme.com. Em última instância, prejuízo comercial.

Para finalizar, cabe ressaltar que é rotina no Google a intervenção manual quando algum site é denunciado por spam ou outra grave violação de suas diretrizes. Há muitas situações em que os programas não são capazes de identificar tais problemas e a denúncia, se substancial numa análise humana, resulta em mudança na posição (no mínimo da home) proporcional à gravidade da infração.

01-11-2006

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados