Palavra-Chave: Número de Buscas em Cada Mecanismo

Ruy Miranda


Palavra-chave: Número de Buscas


Ajuda dos Programas de Estatística

Palavra-Chave: Número de Buscas
Existe uma maneira de saber o número de vezes que uma dada palavra-chave é procurada em cada mecanismo de busca?


As estatísticas disponíveis são globais: indicam quantas vezes uma dada palavra/frase-chave foi pesquisada durante um certo tempo em toda a rede mundial. Por exemplo, quantas vezes as palavras e frases como ‘timidez’, ‘vencer timidez’, ‘televisão’, ‘televisão independente’ e qualquer outra, foram pesquisadas no mês anterior. Existem metarobots que captam essas buscas; entre os maiores se acham o Metacrawler e o Dogpile. Alguns sites reúnem os resultados desses robots. O Overture é um desses sites; ele oferece gratuitamente a estatística do mês anterior - por exemplo, em abril ele fornece o número de buscas feitas em março em todo o mundo. posteriormente fazemos alguns cálculos.

Vamos aos exemplos concretos.

Segundo o Overture, temos que, em fevereiro de 2006, o número de pesquisas foi:

Timidez : 436
Vencer timidez : 53
Televisão : 339
Televisão independente : 43

Estes números são muito modestos quando comparados aos números de pesquisas feitas em inglês . Por exemplo,

Shyness: 3.157 ( timidez )
Television: 342.510 (televisão )

O que queremos saber é o número de vezes que cada palavra-frase foi procurada no Google, no Yahoo, no MSN, etc. Como não existem estatísticas específicas, temos de recorrer a dados indiretos, ou seja, as porcentagens de busca em cada mecanismo. De posse dos percentuais de busca no Google, o percentual de busca no Yahoo, no MSN-Bing, etc, podemos chegar a números aproximados. Esses percentuais são fornecidos por pesquisas independentes.

Os percentuais resultantes dessas pesquisas são um pouco diferentes uns dos outros. Por exemplo, em algumas o Google tem 60% da audiência mundial, o Yahoo um pouco acima de 30% e o MSN-Bing um pouco menos de 10%. Os outros mecanismos de busca têm percentuais inexpressivos.

Vamos tomar esses percentuais como referência. Em seguida fazemos algumas regra de três.

A palavra ‘timidez’ deve ter sido pesquisada 261 vezes (60% de 436) no Google no mês de fevereiro; 130 vezes (30%) no Yahoo, e 43 (10%) no MSN. E assim sucessivamente, podemos calcular, aproximadamente, quantas vezes cada palavra ou frase é pesquisada na Internet no mês anterior. Vá ao Overture e faça uma experiência.

Esses números são ilusórios porque primeiro, os resultados em português não são confiáveis e há informações de que se trata apenas de uma amostra das buscas na Internet e segundo porque há indicações que o acesso ao Google no Brasil é de 90%, muito diferente portanto, da média mundial. Mas os números servem como comparção relativa. Uma dada palavra é mais procurada do que a outra e deve ser mais enfatizada.

Existe um outro lado nas estatísticas que pode induzir a erros. Por exemplo, os números citados nas palavras-chave do AdWord, incluem os cliques nos anúncios. Na maioria das vezes esses cliques são por pura curiosidade, diferente, portanto, das buscas orgânicas.

Você pode usar o seu prórpio site para ir acertando a otimização com o tempo por meio do Google Analytics. Os resultados para o seu site, nas buscas orgâncas, se consituem em poderosa fonte de informação - por quais páginas entram mais, por quais páginas saem, número de acesso em cada página, e assim por diante.

Ajuda dos Programas de Estatística
Em que os programas de estatística ajudam nas palavras-chave?
Os programas de estatística ajudam de diversas maneiras nas palavras-chave. Por exemplo:
-- informando o número de vezes que uma palavra ou frase foi usada num determinado período de tempo;
-- informando sobre variações das palavras utilizadas para se chegar à página;
-- informando outras palavras, não previstas na otimização, e pelas quais o usuário chegou à página.

Informações dessa natureza nos orientam sobre como proceder na página. Se devemos modificar as palavras usadas como chave, de devemos alterar a ordem das mesmas, se devemos acrescentar alguma palavra ao texto e, até mesmo, se devemos escrever outra ou mais páginas sobre o tema.

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados