Nova Tag em URLs com Conteúdos Repetidos - Atributo 'Canonical'

Google, Yahoo e MSN acordaram para a adoção de uma tag que soluciona problemas de repetição de conteúdos no mesmo site. Ela é colocada no <head> das páginas nas quais há conteúdos repetidos – o link de uma delas é canonizado.

O que é a canonização do link – Ela consite em escolher um link para ser indexado quando há mais de um URL com o mesmo conteúdo. Por exemplo: suponhamos que uma página à qual chamaremos de Contato é exibida por meio de 3 URLs e que nos 3 URLs existe um formulário para contato.

1. <a href="http://www.seudominio.com.br/contato.html">Contato</a>

2. <a href="http://www.seudominio.com.br/contato.php">Contato</a>

3. <a href="http://www.seudominio.com.br/?cod=12345&tag=2">Contato</a>

Digamos que você escolhe a primeira como sendo a representante das demais. Os mecanismos de busca vão indexar essa que você indicou; as outras continuarão no site, mas não entrarão no index, ou serão excluídas dele.

No head de todas as três você colocará:

<link rel="canonical" href="http://www.seudominio.com.br/contato.html">

Este URL é que será indexado ou mantido.

A canonização, no exemplo acima, é possivel também quando o conteúdo é o mesmo mas há ligeira adição ou subtração nas outras duas. Digamos que na primeira página do exemplo acima existe apenas um formulário; que na segunda existe, além do formulário, a palavra Contato; que na terceira exista o formulário e um link para email. Embora não sejam idênticas, elas têm muita semelhança e você pode escolher uma delas para a cononização. Entretanto, existe alguma controvércia nesta questão de pequenas diferenças.

A canonização ocorre entre duas ou mais páginas com conteúdos idênticos e URLs diferentes. Há muitas razões para que uma página apareça em diferentes URLs; elas vão desde um equívoco no desenvolvimento à necessidade de apresentar um conteúdo de várias formas. Por exemplo, numa loja uma mesma página pode ser apresentada dentro de duas categorias.

Vantagens da canonização – A cononização é vantajosa para o dono do site, para os mecanismos de busca, para o otimizador e desenvolvedor, para o usuário.

A vantagem para o dono do site é que ele vai ter as propriedades do link concentradas em um único URL, o que pode ajudar no posicionamento do mesmo. Por exemplo, o PageRank (PR) será atribuído ao URL canonizado, enquanto que os outros, de conteúdo repetido, ficarão sem PR. Isto é melhor do que no sitema que imperava porque evita dispersão de pontos atribuidos pelos links externos. Todo o rank recebido vai para o URL canonizado.

Uma outra vantagem para o dono do site é que em certas circunstâncias a sua hospedagem não proporciona o proograma requerido para os redirecionamentos e, muitas vezes, estes podem ser substiuídos pela canonização.

É vantajoso para os mecanismos de busca porque reduz o número de documentos em seu banco de dados. Com isto terá mais tempo para aprimorar as listas de resultados.

É interessante para os otimizadores e desenvolvedores porque evita os aborrecimentos de fazer muitos redirecionamentos permanentes.

É bom paraos usuários já que têm chance menor de se depararem com páginas repetidas no mesmo site.

Domínio e subdomínio – A canonização pode ocorrer entre URLs contidas em domínios e subdomínios desde que, repito, os conteúdos sejam idênticos ou com grande semelhança.

Você pode ter, por exemplo, o domínio

<a href="http://www.seudominio.com.br/contato.php">Contato</a>

e o subdomínio

<a href="http://www.loja.seudominio.com.br/contato.php">Contato</a>.

Se os dois têm o mesmo conteúdo você pode escolher o URL no qual deseja que ocorra a indexação.

Domínios diferentes – Não há canonização quando os domínios são diferentes, ainda que os conteúdos sejam rigorosamente idênticos. Quando os domínios são diferentes a saída é o redirecionamento.

Páginas diferentes do mesmo produto ou tema – Quando o tema ou produto é exibido em páginas diferentes, não cabe a canonização porque os produtos ou conteúdos são diferentes. Por exemplo, numa loja virtual que apresenta um certo número de produtos numa página e continua com a mesma linha de produtos em outra página e assim por diante, não cabe a canonização porque cada página tem conteúdos diferentes - neste caso, embora os produtos sejam os mesmos, há diferenças entre eles. Você pode estar apresentando a categoria aparelhos de televisão em todas as páginas, mas as marcas e informações diferem de uma página para outra.

Páginas com aparência de diferentes – Às vezes as páginas são diferentes apenas na aparência. Por exemplo, você pode apresentar um produto em mais de uma categoria; neste caso a única coisa que muda é o URL, e é cabível a canonização. Pode ocorrer também de você ter uma listagem qualquer numa determinada ordem num URL, em outra ordem em outro URL – o conteúdo é o mesmo – só mudou a disposição, e é cabível a canonização.

Equívocos no script – Pode acontecer de você se equivocar ao fazer o script de páginas dinãmicas e ocorrerem repetições. A canonização não apenas agiliza o processo de normalizar a lista de páginas do site nos mecanismos de busca, como também é uma tarefa mais simples do que o redirecionamento.

Redirecionamento permanente – Embora a aplicação deste atributo de canonização nos links reduza em muito o redirecionamento permanente de páginas, ele não é eliminado. Há situações que somente o redirecionamento resolve.

Se você não quiser ou se esquecer de escolher um URL – Neste caso os programas do mecanismo de busca vai escolher uma que seja representativa das demais e a canonizará. Mas não vai colocar o atributo 'canonical' no head de sua página. Isso será feito para uso interno do banco de dados dos mecanismos de busca.

Isso é particularmente importante nas páginas dinâmicas, como em lojas virtuais, onde equívocos nos scripts são frequentes. É uma ótima notícia saber que Google, Yahoo e MSN cuidarão dessas duplicidades. Muitas vezes elas são desconhecidas do dono do site. Outras vezes elas ficam de tal forma dispersas nas listas de URLs que obtemos dos mecanismos de buscas que é quase impossível identificá-las. Então eles farão o serviço por nós.

É claro que se você identifica uma duplicidade e coloca a instrução de canonização, a correção será mais rápida. A correção espontânea é mais demorada porque os programas precisam alinhar as páginas com conteúdos repetidos e depois escolherem uma delas. Esse alinhamento é demorado.

Seja como for, se você tem um site grande onde há evidências de repetições, não se surpreenda se, depois de um certo tempo, o número de URLs se reduzir e suas posições melhorarem.

URL absoluto e relativo – O URL nesta tag pode ser absoluto ou relativo, mas os mecanismos de busca informam que preferem o absoluto.

Transmissão de preferência – A canonização é transmitida em cadeia. Digamos que você canoniza o URL de um arquivoB como preferido ao URL do arquivoA e canoniza o URL do arquivoC como preferido ao do arquivoB, então o URL do arquivoC representará os URL dorquivoA e do arquivoB.

Em suma, a tag 'canonical' tem muitas vantagens e representa um avanço considerável em várias frentes; ainda perduram algumas dúvidas sobre sua aplicação em situações muito específicas. Com o tempo e o avanço das pesquisas essas dúvidas serão superadas.

-- O link do Google onde esta tag foi apresentada e discutida é: http://googlewebmastercentral.blogspot.com/2009/02/specify-your-canonical.html.
-- O link do Yahoo é: http://ysearchblog.com/2009/02/12/fighting-duplication-adding-more-arrows-to-your-quiver/
-- O link do MSN é: http://www.bing.com/community/blogs/webmaster/default.aspx

Cononização entre domínios diferentes - Desde dezembro/2009 pode ser feita a canonização entre domínios diferentes. Mas é uma abordagem que só deve ser empregada em casos extremos, como por exemplo a absoluta impossibilidade de se fazer o redirecionamento 301. Se for feita a canonização, os dois sites devem ser iguais, se houver páginas com conteúdo semelhantes elas devem ser canonizadas antes que o site seja colocado no novo domínio.Você deve levar em conta que esse processo é mais demorado do que um redirecionamento 301.

O que Acontece se Você Errar o Link Canônico

Se você cometer algum erro no link canônico nada acontecerá além de não alcançar seus objetivos. É comum ocorrerem erros, seja por desatenção, seja por conhecimentos equívocados e até por mudanças su bstanciais em alguma das páginas sem que se lembre de alerar a cononização. Nessas situações a diretriz que você pretendia dar ao mecanismo de busca não é passada, mas nenhum problema ocorre com o site. O mecanismo de buca simplesmente ignora a instrução de link canônico, o que é ruim porque numa eventual duplicação do conteúdo nas outras páginas poderá haver consequências para o site. Mas às vezes ocorrem situações em que a vinculação de uma URL à outra nem é cabível e nestas situações o link canônico será simplesmente ignorado. Por isso é conveniente ter cuidado e ter certeza do que se está fazendo.

Fevereiro/17/2009
Fevereiro/20/2009
Fevereiro/25/2009
Abril/03/2009
Janeiro/2010
Novembro/2012
Agosto/2013

Outras novidades do Google

Minhas Desconfianças com o Canonical Link

Ruy Miranda

Proprietário    Nota Legal     Política   Contato
Copyright © 2005-2013, Otimização de Sites Todos os direitos reservados