Links: Grafias



Ruy Miranda
Otimização de Sites


O link comporta muitas grafias. É importante conhecê-las para se otimizar corretamente o site e também para evitar prejuízos, como a perda de visitantes que vão para outro site e não voltam.

Grafia mais simples – A forma mais elementar de se representar um link é a seguinte:

http://www.otimizacao-sites-busca.com.

Este endereço conduz à home page ou página principal ou página de entrada do site. No código html escreve-se assim:

<a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com">http://www.otimizacao-sites-busca.com</a>,

onde o a significa âncora, o h significa hiperlink e ref significa referência; o http é indicação de endereço ou URL. Por convenção seguem-se dois pontos e duas barras. O texto que fica dentro da âncora, <a></a>, chama-se texto do link, e que neste caso é http://www.otimizacao-sites-busca.com. Observar a colocação das aspas.

Para evitar que o link aparecesse no exemplo acima, isto é, que ficasse inativo, eu escrevi no código html: <a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com"> http://www.otimizacao-sites-busca.com>/a>, onde os símbolos <, > e as aspas foram substituídos por outros símbolos.

No exemplo acima, quando colocamos o link corretamente no código html, fica assim: www.otimizacao-sites-busca.com. Dizemos que este é um link ativo. Algumas mudança ou erros ao se escrever o link no código html, torna-o inativo. O texto do link é a parte visível do link para o usuário; neste caso, o que aparece em azul.

Textos do link – O link pode ter o texto que desejamos. É conveniente que esse texto tenha correlação com o site ou com o tema. Por exemplo, se substituimos o texto acima por 'otimização de sites, vai aparecer assim: otimizacao de sites. O link é o mesmo nos dois casos (chega-se ao mesmo lugar, quando se clica em ambos), mas o texto é diferente.

Na boa otimização, o texto do link guarda relação com o tema do link; se não for possível isto, deve guardar relação com o tema da página ou do site. Se o nome de domínio é diferente do tema do link, como por exemplo, quando ele tem o nome de uma empresa, é mais importante ainda que o texto do link guarde relação com o tema. Neste caso, temos de conciliar um texto que atenda ao que estamos comunicando ao usuário e ao mecanismo de busca que vai classificar esse link.

Aparência do link – Por convenção, o texto dos links aparecem em azul e sublinhados. Entretanto nós podemos dar ao link cores diferentes, podemos determinar que ele mude de cor quando for clicado, podemos retirar o sublinhado, colocá-lo em itálico, letras cheias, etc. No exemplo acima ele ficou com o mesmo formato do texto, e sem sublinhado. Chamamos essas variações de estilos.

Onde ficam os estilos – Os estilos podem ser colocado no começo da página, no código html, na parte invisível ao usuário, ou podem ser colocados em uma página especial, chamada página de estilos ou CSS. A vantagem da página de estilo é que padronizamos a apresentação, e evitamos repetições. Os estilos se aplicam a todo o texto da página ou do site, inclusive as instruções para todos os links. Os estilos por meio do CSS são os preferidos dos mecanismos de busca - a página fica mais limpa e facilita o trabalho dos robots.

Se, eventualmente, queremos dar a um ou outro texto, inclusive ao texto do link, um estilo diferente, colocamos a instrução no lugar do texto. Digamos que eu queira ressaltar, no texto, a expressão 'otimização de sites', com letras grandes, cheias, em itálico, e ainda na cor preta. Ela ficará assim otimização de sites. No código html eu escrevi: <font size="3"><b><i>otimização de sites</i></b></font>, onde font é fonte, size é tamanho, 3 é o tamanho que escolhi, b é bold ou cheio, negrito, i é itálico.

Digamos que eu queira colocar o texto do link com este texto e este formato. Neste caso, vamos acrescentar estas instruções ao texto do link, ou seja, ao link <a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com">otimização de sites</a> vamos acrescentar as instruções acima: <a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com"><font size="3"><b><i>otimização de sites</i></b></font></a>. Isto colocado no código html aparece assim: otimização de sites. Observa-se que, ao se clicar nele, chega-se à mesma página, ou seja, a home deste site.

Digamos que eu queira escrever este mesmo texto do link em outra cor; verde, por exemplo. Então o link ficará assim: <a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com"><font size="3" color="#009900"><b><i>otimização de sites</i></b></font></a>. Observar que adicionei uma instrução chamada color, ou cor. Devidamente escrito no código html, aparecerá para o usuário assim: otimização de sites. Pode-se usar diferentes tons de verde ou de qualquer outra cor.

Digamos que eu queira fazer uma variação de formatos, tamanhos e cor de um mesmo link:

Otimização – Observe que, ao clicar neste link, abre-se a home page deste site, em formato de janela; ou seja, não parece seta para voltar. Ao se fechar essa janela, volta-se para esta página. Isto ocorre porque coloquei na âncora o atributo target, assim: target="_blank"

Referência de retorno – Uma referência (ou atributo) importante a ser adicionada a certos links é esta que acaba de ser mostrada, chamada target. Ela determina o retorno do usuário à página onde está o link. Digamos que eu fizesse uma referência a um site sobre timidez, e sugerisse ao usuário fazer uma visita a ele. Ocorre que o usuário pode ir lá, navegar pelo site e não retornar, até mesmo por perder o endereço. Quando se coloca essa referência, a página de onde partiu o link não desaparece na tela, ainda que o usuário navegue pelas páginas do outro site e de outros sites.

Coloca-se a referência no link, ou seja, escreve-se uma instrução. No html o link ficaria assim: <a href="http://www.timidez-ansiedade.com" target="_blank">timidez</a> ou assim: <a target="_blank" href="http://www.timidez-ansiedade.com">timidez</a>. Tanto faz colocar a referência no começo ou no final do link. Para o usuário aparece assim: timidez. Clique neste texto e observe que a home page vai abrir, mas não mostrará, no alto, a seta de avançar ou de voltar. Em seguida clique sair da home sobre timidez. Esta página continuará aberta. Clique de novo neste link e navegue no site sobre timidez – quando você finalmente sair dele, esta página estará na sua tela.

Usos errados dos textos dos links – Às vezes o desenvolvedor do site é inescrupuloso e quer aumentar artificialmente a densidade de uma palavra ou frase-chave na página. Uma das maneiras de fazer isto – e que informo aqui para deixar o leitor de sobreaviso contra esses indivíduos – consiste em colocar o texto do link em lugares diferentes da página e em letras tão pequenas que não são vistas pelos usuários. Outra forma é colocar esse texto na mesma cor do fundo da página, de forma a ficar também invisível para o usuário. Isso funcionou até alguns anos atrás, quando os robots liam os links e não eram capazes de perceber tais malandragens. Hoje é diferente: identificam-nas e punem o site; a punição pode chegar ao banimento.

Maio/2006

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados