Hyperlinks / Link – Visão Geral



Ruy Miranda
Otimização de Sites


O que é – Hiperlink é sinônimo de link e significa qualquer coisa que se coloca em uma página da web e que, quando clicada com o lado esquerdo do mouse, abre uma página diferente, ou um lugar diferente, da internet. A página diferente pode ser do próprio site ou de outro site. O lugar diferente pode ser na própria página - você clica no link e ele te conduz, imediatamente a outro lugar da página. O lugar diferente pode ser também um formulário, ou uma pagina de email para se enviar uma mensagem. Assim, o link é um endereço que o computador segue para chegar a algum lugar, na página ou fora dela. Mas a palavra link pode ser usada com outros significados.

Sinônimo de Site ou de Página da Web – É comum usar-se expressões com a palavra link para indicar site ou página. Por exemplo, a expressão 'Popularidade do Link' é mais usada do que 'Popularidade do Site' e do que 'Popularidade da Página'.

Como Aparecem – Os links aparecem ao usuário como uma palavra ou expressão ou imagem. A palavra ou expressão aparecem, de uma maneira geral, sublinhados e em cor azul; podem aparecer sem o sublinhado e também em outras cores. A forma mais comum de apresentação do link é com o endereço do site ou página, como por exemplo, http://www.otimizacao-sites-busca.com.

Quando se aproxima o cursor do mouse de um link, seja ele um URL como neste exemplo, ou uma palavra, expressão, frase longa, ou imagem, o cursor se transforma em mão que aponta para a área exata da página em que se encontra o link. Se se determina que o link não será sublinhado, é possível fazer aparecer a linha debaixo da palavra ou expressão quando o cursor se aproxima, para chamar a atenção do usuário de que ali existe um link. Pode-se também determinar que a palavra ou expressão do link permaneçam com a mesma cor ou com qualquer outra cor depois de receberem o clique. A mudança de cor após o clique serve de referência para o usuário, ao voltar na mesma página, de quais links já foram acionados.

Sites ou Páginas Sugeridos / Intercâmbio de Links – É muito comum encontrar-se em menus a palavra Links. Ao se clicar nele se chega a uma página ou conjunto de páginas onde aparecem listas de sites e/ou páginas, em formato de texto ou imagem, ou ambos, que são sugeridos como referência para o usuário visitar. Em geral essas referências são resultantes do que chamamos intercâmbio de links< – ao se clicar em qualquer link desses, chega-se a uma página de um site, o qual tem, provavelmente, em algum lugar, um link apontando para o site de onde se partiu. O intercâmbio de links visava sobretudo a obtenção de aumento do pagerank, mas esse intercâmbio já está superado.

Naturalmente podemos ter páginas de links sem propósito de intercâmbio. É necessário ficar atento a essas páginas por outro motivo: podemos estar doando rank contido no nosso pagerank para as páginas de destino de outros sites. Para manter essas páginas sem o risco de doação de rank, devemos colocar nelas a diretiva nofollow, assim:

<a rel="nofollow" href="http://www.meudominio.com.br/nomedoarquivo.html">

Importância dos Links – Os links têm grande importância na otimização, o que justifica uma seção inteira deste site dedicada a eles. além de aparecerem em diversos locais diferentes. Essa importância está no link como sinal para mudar de lugar na internet. No código ou grafia do link é possível colocar várias informações e instruções para os robots e para o lugar da internet onde se chega. Por exemplo, pode-se colocar uma instrução que faça aparecer de novo a página onde está o link depois de visitada outra página – com isso evita-se que o usuário perca o caminho de volta ou se embrenhe por outros sites ou páginas e não volte. A instrução é target="_blank". Outro exemplo é o da diretiva nofollow.

Muita gente usa também a direwtiva title que significa título do link. Essa diretiva repete o texto do link que vem em seguida e que é parte integrante do do link. Acho isso uma besteira, uma perda de tempo, já que ele não entra no algoritmo. Se o leitor quiser uma prova mais contundente, visite os códigos fonte do Google.com e veja se aparecem esses títulos.


Link Absoluto e Link Relativo – Link absoluto é aquele em que o endereço é escrito integralmente. Link relativo é aquele em que o endereço é escrito de forma "resumida". Por exemplo:

<a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com">Página Inicial</a> é absoluto
<a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com/">Página Inicial</a> é absoluto
<a href="http://www.otimizacao-sites-busca.com/index.htm">Página Inicial</a> é absoluto, mas
<a href="/">Página Inicial</a>é relativo
<a href="index.htm">Página Inicial</a> também é relativo


Todos eles apontam para a home deste site. Observe que no relativo só apareceu o nome /index.htm e no outro exemplo apenas "/" que, por convenção, significa a página inical do site. No link relativo aparece o nome do arquivo (no caso, index.htm e "/").

Às vezes a grafia de um link relativo é mais complicada. Veja por exemplo:

gerador. Os dois pontos e a barra são entendidos como substitutos da página inicial, que fica na raiz do site.

Colocado no código-fonte, conduz ao destino desejado, como se pode ver clicando no link abaixo.

gerador

No link relativo acima subsituimos um nível na disposição dos arquivos, ou seja, http://www.otimizacao-sites-busca.com, por ../

O link tem 4 elementos indispensáveis ao seu fucnionamento:âncora, hipertexto de referência, texto do link e âncora de fechamento </a>. Eles aparecem assim: <a href="http://www.dominio.com.br/glossario2.htm#Ancora">Texto do link</a>


Julho/2005

Atualizações:
junho/2011
Julho/2011

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados