Otimização Extensiva e Otimização Específica



Ruy Miranda



Uma das questões que nos colocamos ao iniciar a otimização de um site é se vamos fazer o trabalho extensivo a todos os grandes mecanismos de busca ou se vamos fazê-lo para algum mecanismo em particular. Embora haja concordância dos mecanismos de busca sobre a maioria dos critérios utilizados para posicionar as páginas da web, algumas diferenças de um para outro podem representar grandes mudanças na execução do trabalho. Por uma série de razões, dou preferência à otimização extensiva e, acredito, você concordará comigo ao final deste artigo.

Otimização Extensiva – Na falta de uma expressão consagrada, escolhi Otimização Extensiva para designar um determinado tipo de otimização. É a otimização que fazemos para que o site tenha bom posicionamento na maioria dos grandes mecanismos de busca. Por exemplo, o site deverá alcançar bom posicionamento no Google, no Yahoo e no MSN.

Otimização Específica – Na falta de uma expressão consagrada, escolhi Otimização Específica para designar outro tipo de otimização. É a otimização que fazemos para que o site tenha bom posicionamento em um mecanismo de busca específico. Por exemplo, o site é otimizado para alcançar boa posição no Google.

Otimização Extensiva vs Otimização Específica – Dois sites, em condições de igualdade quanto ao conteúdo e otimização dentro da página, se posicionarão no Google segundo o número de links externos relacionados com o tema ou o número de links externos qualificados. No Yahoo esta condição não é critério de desempate. Inversamente, o título da página, as meta tags descrição e palavra-chave, podem ser critérios de desempate no Yahoo e não o são no Google. Ao mesmo tempo, o MSN dá sinais de que título, meta tags, links, qualidade dos links, são importantes na classificação do Live Search.

Se um site é otimizado para o Google, pode-se omitir as meta tags citadas, mas, por outro lado, ou se faz um trabalho ativo e contínuo para obtenção de links externos ou se espera que estes links venham naturalmente. Se se faz as duas coisas (meta tags, links externos), o site, ou página, está sendo otimizado para Google, Yahoo e MSN. É óbvio que, nestas suposições, todos os demais critérios de otimização foram atendidos. Na otimização extensiva procuramos fazer tudo aquilo que consideramos necessário para bom desempenho do site em todos os mecanismos de busca.

Progressão do site na otimização extensiva – O que se observa é que, quando um site otimizado extensivamente, é lançado na internet ou relançado após uma grande reformulação, ele apresenta uma progressão mais rápida nos resultados de busca do Google. Contudo, com o passar do tempo (um ano mais ou menos), o desempenho dele no Yahoo supera o do Google. Por que? Porque o Google leva um grande tempo para listar definitivamente um link externo, e ainda está se tornando cada vez mais seletivo para fazer isto. Então, pelos outros critérios, o Yahoo posiciona as páginas desse site melhor do que o Google. Os dois só vão se equiparar num prazo de uns três anos, se admitirmos que os concorrentes também trabalham ativamente para obter muitos links relacionados e qualificados.

Escolha do Tipo de Otimização – Observa-se no Brasil uma tendência a otimizar os sites para o Google especificamente. Acho que esta é uma escolha equivocada. O fraco desempenho no Yahoo e no MSN pode trazer prejuízos em tempos normais e perdas dramáticas em épocas atípicas.

No tempo normal, ocorre perda no número de visitantes. Por outro lado, se o Google efetua uma grande mudança no algorítmo, o site pode sofrer grande mudança no posicionamento, e o número de visitantes, de um momento para o outro, cair para algo próximo de zero.

Naturalmente, se as páginas estão bem posicionadas em todos os mecanismos de busca, a queda de posição em qualquer um deles não compromete os objetivos do site de forma tão dramática. Por isto, prefiro otimizar os sites extensivamente.


Dezembro, 15, 2006

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados