Sites de Página Única



Ruy Miranda



No Brasil, são freqüentes os sites de página única. Eles são projetados para dar dinamismo às imagens e atrair o visitante. Entretanto, comprometem seriamente o posicionamento do site, por vários motivos. As tecnologias mais empregadas para a construção desses sites são o frame e o javascript.

O Que É – Para você ter uma idéia do assunto, procure um site em que você clica em algum lugar no menu, o visual da página muda, mas o endereço da página, no alto da sua tela, permanece inalterado. Faça um exame dele via código-fonte, com os procedimentos que se seguem.

1. Entre no site.

2. Leve seu mouse no alto, na guia Exibir do Windows, e clique com o botão direito.

3. Vai aparecer um menu em queda. Observe que existe um item, nesse menu em queda, chamado "Código Fonte".

4. Leve o mouse até ele. Ele fica selecionado de azul. Clique com o mesmo botão direito do mouse.

5. Aparece uma página com fundo branco; no topo está o  domínio do site ou nome da página e, em seguida, Bloco de Notas.

6. Expanda esta página para ocupar a tela toda, caso esteja reduzida.

7. Comece a ler o que aparece. Talvez você veja algo como javascript ou frame, frameset. Você vai se deparar, no começo ou um pouco depois, com a seguinte palavra: <title>. Em seguida vem uma frase e, no final dela, você vê: </title>. Isto significa que o robot que entra em tal página, indexa-a com este título. Depois desse título devem vir meta tags e/ou outras instruções.

8. Continue descendo, e você poderá ver, dependendo da tecnologia que foi empregada na construção do site:

a) Uso de Frame. De novo <title>( texto )</title>. Isto significa que existe uma página dentro de outra página da web, dentro da primeira. Isto é comum na página com frame. O que acontece com o robot do mecanismo de busca? Ele chega aqui, pára e, dependendo das instruções do seu programa, continua ou vai embora sem escanear a página.

Pergunte-se: Qual dos dois títulos o mecanismo de busca deve usar para indexar a página? Complicado, não é?

Depois deste título vem texto e/ ou imagens, dentro de outras tags.

Continue descendo no código-fonte. Provavelmente você vai encontrar outra <title>( texto )</title>, que seria outra página dentro da primeira.

Isto pode se repetir outras vezes, se a página contiver outras “páginas”.

Outras vezes você encontra, no código-fonte, uma seqüência de frames não precedidas de títulos. Isto significa que cada uma delas aponta para um arquivo dentro do site. Na verdade o site tem vários arquivos, mas os exibe todos em uma única página e endereço. Nesses arquivos encontramos textos e/ou imagens, e a dificuldade para os mecanismos de busca identificarem o tema do site é enorme. O que fazem então? Limitam-se a reproduzir algum texto capturável e colocam a página em algum canto plausível de seu índex.

O que acaba de ser descrito é próprio de uma página em frames, mas pode ser feito também em javascript.

b) Uso de Javascript. Você se depara, depois de <title>(texto)</title> no começo, com a informação de javascript no alto e, se não houver indicações de frames, e ainda, se você encontrar algo como <h1>( texto )</h1>, ou informações de um cabeçalho sem h1, e em seguida alguma tag com texto e/ou imagens, e mais abaixo aparecer de novo, <h1>( outro texto )</h1>, e assim por diante, você está diante de outra situação complicada para o robot.

A tag <h1> é importantíssima como referência para o tema da página ou site. Se existem duas ou mais na mesma página, qual delas o mecanismo de busca vai considerar como sinal do tema do site ou página? (Existem algumas situações normais em que podem aparecer mais de uma h1 na mesma página, mas não se trata de site de página única.)

Então, como você pode ver, o site de uma única página cria problemas para os mecanismos de busca. E, na dúvida, eles não indexam, ou punem o site. Esta é considerada uma falta leve e alguns mecanismos de busca a relevam. Se houver punição por parte do Google, provavelmente será a punição menos 30.

Página Única Transitória – Uma outra modalidade de site de página única são sites estáticos, em html, que visam vender alguma coisa por meio do pagamento por cliques. A deficiência da página única impede que tenham bom posicionamento na lista orgânica.

Página Única que Repete Conteúdo de Outro Site - Isto é muito comum em sites de afiliados. A página tem um frame com ou sem javascript, que vai buscar no site matriz os conteúdos para serem exibidos. Isso é um duplicação, a qual é punida severamente quando detectada.

Como é Visto o Site de Página Única – Um site desses é, em geral, um site amador. Muitos webmasters que, por algum motivo, vão examiná-lo, param ao se depararem com isto por que sabem que não estão lidando com profissionais. Em conseqüência pode haver perda de uma parceria ou de um negócio, posto que, se o site é amador, a empresa pode perder credibilidade. É uma situação semelhante ao site hospedado em servidor gratuito – dá a impressão de que não existe consistência por trás.

Uso Profissional de Frames – As frames podem ser usadas de forma profissional, mas é de outra maneira.

Digamos que você fosse fazer um site e otimizá-lo com a palavra 'automóvel'. Você faria diversas páginas estáticas sobre um dado automóvel – páginas para  o motor, páginas para a lataria, páginas para o painel, e assim por diante.  Depois de várias páginas estáticas, você poderia fazer uma página com apresentação dinâmica do automóvel. E, neste caso, as frames poderiam  ser úteis, embora hajam outras maneiras de se fazer a mesma coisa. Mas continuemos com as frames.

Em um ângulo da tela você colocaria uma foto do automóvel, objeto de todas as páginas estáticas do site – esta parte teria o título, digamos <title>Foto do Automóvel</title> e, naturalmente, você poderia colocar texto aqui.

Em  outro ãngulo  você ia mostrar o painel de forma dinâmica (por exemplo, varrendo o painel como se fosse uma cãmera). Esta parte da página teria o titulo: <title>O Painel do Automóvel>, e poderia ter texto também.

Em um terceiro ângulo da página ia fazer o mesmo com o motor e daria a esta parte o título <title>O Motor do Automóvel </title>.

Não haveria nenhum problema o robot chegar e não indexar esta página porque ela foi feita para o visitante apenas. Inclusive, para você ficar mais tranqüilo, e certo de que não será indexada, você dará instrução, nas metatags, para os robots não indexarem e nem seguirem o link da página.

Você pode ainda, obter várias disposições com o auxílio de javascript.

Imagine uma empresa que vende casas, apartamentos. Seria útil, não é? A isto se chama de uso profissional das frames. 

Outras conseqüências do site de página única – O site de página única pode gerar outros efeitos indesejáveis, como os que se seguem.

-- A página pode ficar longa demais devido ao grande número de acréscimos.

-- Qualquer palavra fica muito diluída no texto e isto dificulta os mecanismos de busca usar a concentração das palavras como referência para os temas do site.

-- É obstáculo ao crescimento do site. Se se for acrescentando títulos, ela fica quilométrica. Pode-se até acrescentar, depois, outras pastas e arquivos, mas certamente o site ficará mal enjambrado.

-- Se a página tem um único título, os acréscimos podem divergir muito do título.

 

Sites em Flash – Sites totalmente construídos em flash, embora exibam endereços diferentes quando se muda de uma página para outra, aparecem, para os mecanismos de busca, como sites de página única. Entre no código fonte de algum deles e examine. O título é o mesmo para todas as páginas e nem é título do tema do site, mas algo como “Index...” e, muitas vezes, em inglês! Não há como otimizá-los.

No final do primeiro semetre de 2008 Google e Yahoo começaram a indexar sites em flash, com algumas limitações. A despeito de ter um menu que exibe conteúdos diferentes para o usuário, o endereço é único. Isto traz alguns problemas para os programas dos bancos de dados, traduzidos em perdas de posições, pelos mesmos motivos que apresentarei em seguida para página única em html.

Página única em html, htm, php, asp – Você pode construir um site de página única literal, sem qualquer arquivo adicional como no caso citado de frames, com qualquer uma desta terminações ou ainda de outras. A página única gera um problema no banco de dados: a indefinição da página principal do site. Quando um robot entra num site pela primeira vez, o faz pela página inicial. Se existe qualquer dificuldade para rastrear o site posteriormente, os robots vão à página inicial para renovar as informações ao banco de dados.

Uma vez na página inicial, os robots seguem para outros endereços que constam num mapa à parte ou em links nessa página inicial. Se não existe outro link para seguir, seja num mapa ou na página inicial, os programas ficam sem a informação de qual página é a mais importante ou principal do site. Então é necessário ter, no mínimo, uma segunda página. Este embraço é traduzido em perdas de posições - o simples acréscimo de uma página, digamos, de contato, melhora a posição da página inicial.

Este tipo de página única já foi muito usado para espamear os mecanismos de busca. A página é um site, com domínio próprio. Ela é estufada de certas palavras-chave e um link para um site que se pretente promover. Milhares de sites deste tipo aparentemente indicam que o site, para onde se destina o link de cada página dessas, é importante e deve ficar bem rankeado.

Embora hajam outros, estes são argumentos suficientes para você evitar construir sites de página única. 

Novembro, 2006
Dezembro, 2008

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados